Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

10 músicas que ‘não são mais ok’ em 2020, segundo site: de Eminem a Rolling Stones

Os tempos mudaram - assim como os conceitos de "certo" e "errado"

Redação Publicado em 07/08/2020, às 13h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com Eminem (Foto: Reprodução) e Rolling Stones (Foto: Getty Images / Scott Gries / Equipe)
Montagem com Eminem (Foto: Reprodução) e Rolling Stones (Foto: Getty Images / Scott Gries / Equipe)

Os tempos certamente mudaram - e muito! 

Se olharmos para trás e analisarmos as músicas que já fizeram sucesso no passado, algumas delas soam bastante problemáticas para os novos moldes sociais e culturais.

Confira, abaixo, 10 músicas que ‘não são mais ok’ em 2020, segundo o portal NME: de Eminem a Rolling Stones.

Eminem - ‘Kim’ (2000)

Sobre o que fala? Eminem compartilha uma fantasia louca na qual ele mata a esposa Kim Scott antes de se matar logo em seguida. A música é extremamente sexista, grotesca, violenta e o uso repetido da palavra "vagabunda" é o menor de seus problemas.

+++ LEIA MAIS: Corey Taylor tem um recado nada agradável para as bandas atuais de rock: 'Nada se destaca'


The Rolling Stones - ‘Some Girls’ (1976)

Sobre o que fala? Mick Jagger e companhia relatam os "prazeres variados" proporcionados por mulheres de diferentes partes do mundo. Assim, eles fazem amplas generalizações sobre as mulheres com base na etnia. Imagine escrever letras tão ofensivas a ponto de causar polêmica mesmo na década de 1970...


Gary Puckett & the Union Gap - ‘Young Girl’ (1968)

Sobre o que fala? Um homem que anseia por uma "jovem garota", imploranqdo para que ela se afaste antes que ele aja de acordo com o que ele sente, pois está "perdendo o controle".


Gary Glitter - ‘What Your Mama Don’t See (Your Mama Don’t Know)’ (1980)

Sobre o que fala? Essa faixa de glam rock tem a mesma temática de "Young Girl" e é igualmente sombria. Ainda mais pelo fato de que Gary Glitter foi condenado várias vezes por crimes relacionados à pedofilia.


The Crystals - ‘He Hit Me (And It Felt Like A Kiss)’ (1963)

Sobre o que fala? As letras de "He Hit Me (And It Felt Like A Kiss)" descrevem um abuso doméstico, com o qual a narradora parece consentir. Com assuntos extremamente sombrios, a música fica ainda mais macabra ao saber que o produtor do girl group, Phil Spector, foi condenado pelo assassinato brutal da atriz Lana Clarkson.


R. Dean Taylor - ‘Shadow’ (1978)

Sobre o que fala? Novamente, um homem crescido que deseja uma menina de 14 anos. Isso parecia bem comum há alguns anos, né?


Katy Perry - ‘Ur So Gay’ (2008)

Sobre o que fala? Katy Perry repreende um amante por estar em contato com seu lado feminino, dizendo que ele é "tão gay" sem "gostar de meninos". Isso não é muito 2020, tanto pela heteronormatividade quanto pelos aspectos homofóbicos da música.


Robin Thicke, T.I. and Pharrell Williams - ‘Blurred Lines’ (2013)

Sobre o que fala? O narrador tenta cortejar uma mulher, assegurando-lhe que, mesmo que ela não esteja afim, na verdade ela está. "Blurried Lines" foi banida de muitos campus universitários nos Estados Unidose um blogueiro a chamou de "música de estupro".


The Beatles - ‘Run For Your Life’ (1965)

Sobre o que fala? Com um tom assustador, o narrador diz que causará muitos danos na própria namora se descobrir que ela o traiu. Veja:

"É melhor você se salvar, se puder, garotinha
Esconda sua cabeça na areia, garotinha
Te pegar com outro homem é o fim, garotinha."


Carl Douglas - ‘Kung Fu Fighting’ (1974)

Sobre o que fala? O hit do jamaicano Carl Douglas discorre sobre as aventuras de "Billy Chin e o Sammy Chung", que se tornam lutadores de kung fu. A música, com um refrão vagamnte oriental, se aproxima desconfortavelmente da apropriação cultural, enquanto as letras fazem referências amplas e esteriotipadas aos chineses.

+++LEIA MAIS: As 50 músicas de rock que ‘definiram os anos 2010’, segundo site


+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA' 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS