O dado foi divulgado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça, 13
Nesta terça, 13, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga revelou que 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada. As informações são do site G1.
Em encontro com jornalistas, Queiroga disse que o ministério vai emitir uma lista, por estado, das pessoas estão atrasados com a segunda dose. O ministro também explicou que a complementação do “esquema vacinal” será realizada com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Para os que estão com a segunda dose atrasada, o ministério da Saúde orienta a ida a um posto de saúde para a complementação da vacinação. Os dois imunizantes aplicados no Brasil até então - CoronaVac e AstraZeneca - necessitam a aplicação de duas doses para haver máxima eficácia.
Segundo o G1, a vacina da farmacêutica AstraZeneca (desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford) tem maior eficácia quando o intervalo entre as doses é de dois meses. Já a CoronaVac (produzida pelo Instituto Butantan), tem melhores resultados quando o intervalo é de 21 a 28 dias, de acordo com estudos.
+++LEIA MAIS: Com 10% da população imunizada, Bolsonaro promete acelerar vacinação no país
Durante o encontro com jornalistas, Queiroga afirmou que o programa de vacinação é a maior prioridade do ministério. Segundo o site Agência Brasil, o ministro revelou que o governo deve publicar uma medida provisória para criar uma secretaria específica para o combate à Covid-19.
+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL