Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

27 longas vencedores do Oscar de Melhor Filme que você precisa assistir

A 92º edição da renomada premiação de Hollywood acontece neste domingo, 9

Julia Harumi Morita Publicado em 08/02/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rebecca, O silêncio dos Inocentes e Moonlight (Foto: Reprodução)
Rebecca, O silêncio dos Inocentes e Moonlight (Foto: Reprodução)

Desde 1929, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood seleciona e premia anualmente as melhores produções de destaque da indústria cinematográfica norte-americana. 

Em 91 edições, a premiação já entregou a estatueta de Melhor Filme para os mais diversos gêneros, desde fantasia e ação até dramas de época - um dos preferidos dos integrantes da Academia.

+++ LEIA MAIS: Keanu Reeves, Elton John, Billie Eilish e outros: veja as celebridades que vão apresentar o Oscar 2020

No Oscar 2020, os filmes selecionados para a categoria de melhor filme são: 1917 (Sam Mendes), Ford vs Ferrari(James Mangold),O Irlandês(Martin Scorsese), Jojo Rabbit (Taika Waititi), Coringa (Todd Phillips), História de um Casamento(Noah Baumbach), Era Uma Vez Em… Hollywood (Quentin Tarantino) e Parasita (Bong Joon-ho).

E antes descobrirmos os vencedores da próxima edição da cerimônia, que ocorre neste domingo, 9, separamos produções vencedoras da categoria principal que marcaram a história da premiação, ganharam grande destaque na mídia, foram bem avaliados pela crítica e se tornaram clássicos de Hollywood. Confira:

Green Book - O Guia (2019)

Estrelado por Mahershala Alie Viggo Mortensen, Green Book - O Guia narra a história de uma improvável amizade entre um elegante pianista e um motorista cheio de problemas de comportamento que viajam juntos durante uma das turnês do músico.

+++ LEIA MAIS: Somente 5 mulheres foram indicadas na categoria de melhor direção na história do Oscar; conheça


Moonlight - Sob a Luz do Luar (2017)

Moonlight - Sob a Luz do Luar foi o primeiro filme com temática LGBTQ+ a vencer a categoria de Melhor Filme no Oscar. Dirigido por Barry Jenkins e protagonizado por Alex R. Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes, o longa acompanha três momentos diferentes da vida de Chiron, um jovem negro que descobre a homossexualidade ao mesmo tempo que enfrenta uma realidade caótica na comunidade em que vive.

+++ LEIA MAIS: Keanu Reeves, Elton John, Billie Eilish e outros: veja as celebridades que vão apresentar o Oscar 2020


Spotlight - Segredos Revelados (2016)


Com Michael Keaton, Mark Ruffalo e Rachel McAdams no elenco, Spotlight - Segredos Reveladosretrata a história real de um grupo de jornalistas determinados a denunciar os inúmeros casos de pedofilia cometidos por padres católicos.

+++ LEIA MAIS: 5 razões de por que a esnobada de Jennifer Lopez é ruim para o Oscar, segundo a Variety [LISTA]


Birdman (Ou a Inesperada Virtude Da Ignorância) (2015)

Birdmanfoi um personagem famoso interpretado pelo ator Riggan Thomson, que, atualmente, luta contra a decadência da própria carreira. Para recuperar a fama na indústria cinematográfica, o personagem decide se livrar das vozes imaginárias que o perseguem e produzir uma adaptação da Broadway.

+++ LEIA MAIS: Dilma Rousseff é a primeira brasileira a participar de dois filmes indicados ao Oscar no mesmo ano?


12 Anos de Escravidão (2014)

Em 12 Anos de Escravidão, Steve McQueen conta a história de Solomon Northup, um escravo recém liberto que cai em uma armadilha e é sequestrado para ser vendido. Solomon passa doze anos aprisionado e faz de tudo para poder sobreviver aos maus-tratos dos senhores de engenho.

+++ LEIA MAIS: 6 diretoras que poderiam ser indicadas ao Oscar 2020 - mas foram ignoradas


O Discurso do Rei (2011)

Colin Firth dá vida a George VI, o rei inglês que possui gagueira desde criança e não consegue cumprir com as funções públicas dele. Então, a rainha Elizabeth , interpretada por Helena Bonham Carter, decide levar o marido até o terapeuta Lionel Logue, que ajuda George ganhar autoconfiança necessária para liderar a nação inglesa.

+++ LEIA MAIS: Holocausto, Marvel, DC e escravidão: 7 HQs que dariam filmes dignos de Oscar [LISTA]


Quem Quer Ser Um Milionário? (2008)

Estrelado por Dev Patel, Quem Quer Ser Um Milionário? retrata a trajetória de um jovem que supera os traumas do passado e decide se inscrever em um programa de televisão para tentar se tornar um milionário. Sem grandes expectativas, o protagonista participa do jogo e percebe que as respostas para as perguntas estão nas memórias de infância.

+++ LEIA MAIS: O que é verdade e o que é ficção no filme 1917, indicado ao Oscar? [LISTA]


Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

O último filme da trilogia de Senhor dos Anéis encerra a história de Frodo e os seres da terra média contra o fiel servo de Morgoth, Sauron. O filme de Peter Jackson foi o favorito da edição e conquistou 11 estatuetas, entre elas a de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Canção Original.

+++ LEIA MAIS: Quais são as chances de Coringa ganhar o Oscar de Melhor Filme? E Joaquin Phoenix de Melhor Ator? [ANÁLISE]


Chicago (2002)

Catherine Zeta-Jones e Renée Zellweger interpretam duas artistas que sonham com o estrelato, mas são obrigadas a cumprir pena por terem assassinado os antigos companheiros. Enquanto estão na prisão, as duas personagens disputam a atenção dos tablóides com mentiras e escândalos para conquistar o  público.

+++ LEIA MAIS: Cinemas dos EUA ‘boicotam’ filmes da Netflix indicados ao Oscar 2020; entenda


A Beautiful Mind (2001) 

Baseado na história de vida de John Nash, Uma Mente Brilhanteretrata a ascensão e o declínio do autor da Teoria dos Jogos e vencedor do Nobel, em 1994. O gênio matemático enfrentou a esquizofrenia durante anos e até chegou a renunciar ao posto no MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts por causa doença.

+++ LEIA MAIS: Os maiores esnobados do Oscar 2020: Rocketman, Jennifer Lopez, Adam Sandler e mais [LISTA]


Beleza Americana (1999)

Dirigido pelo concorrente do Oscar 2020, Sam Mendes, Beleza Americana conta a história de Lester Burham, um homem que decide deixar a vida pacata ao lado da esposa e da filha após se apaixonar pela beleza da jovem Angela Hayes.

+++ LEIA MAIS: Todas as indicações do Brasil ao Oscar (e nenhuma vitória): Central do Brasil, Democracia em Vertigem e mais


Shakespeare in Love (1998)


O célebre dramaturgo inglês, William Shakespeare, encontra a inspiração para escrever por meio de um romance com a jovem Viola De Lesseps. Juntos, o casal burla a lei para realizar o sonho de atriz da jovem, a qual se disfarça de homem para poder atuar. Contudo, o relacionamento dos dois é ameaçado pelo casamento arranjado entre Viola e o Lorde Wessex.

+++ LEIA MAIS: Depois de críticas severas, Cats é retirado da campanha para o Oscar e outras premiações; entenda


Titanic (1997)

O clássico do cinema protagonizado por  Leonardo DiCaprio e Kate Winslet conta a história de amor de Rose Dewitt Bukater e Jack Dawson. O casal se conhece e vive um romance proibido a bordo do Titanic, o lendário navio que afunda após bater em um iceberg, em 1912.

+++ LEIA MAIS: Oscar LGBTQ+: 9 filmes que ajudaram a promover a diversidade sexual na cerimônia


Forrest Gump (1994)


Interpretado por Tom Hanks, Forrest Gump - O Contador de Histórias relembra os momentos mais marcantes da vida dele, que incluem a guerra no Vietnã e o caso de Watergate, sentado em uma parada de ônibus. O personagem conta a história dele para diversos estranhos e confessa ainda ter esperança em um antigo amor de infância perdido.

+++ LEIA MAIS: Mudar as regras do Oscar para banir filmes da Netflix é contra a lei, diz justiça


A lista de Schindler (1993)

Dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Liam Neeson, A Lista de Schindlerconta a história de um simpatizante do regime nazista que se vira contra o regime e decide usar a influência social dele para salvar o maior número possível de judeus dos campos de concentração.

+++ LEIA MAIS: Por que o Oscar não tem mais apresentador pelo 2º ano consecutivo?


O Silêncio dos Inocentes (1991)

Concorrente da categoria Melhor Ator Coadjuvante no Oscar 2020, Anthony Hopkins dá vida ao lendário Dr. Hannibal Lecter, o serial killer canibal que, curiosamente, decide ajudar uma agente do FBI a entender a mente de um psicopata e encontrar um assassino procurado pelas autoridades.

+++ LEIA MAIS: Democracia em Vertigem, filme sobre impeachment de Dilma, coloca Brasil no Oscar depois de três anos


O Último Imperador (1987)

O último imperador da China, Pu Yi, assume o comando da nação apenas aos três anos de idade. Entre os anos de 1908 e 1950, o líder cresce isolado na Cidade Proibida e se torna um jovem mimado com um papel político de extrema importância. Após ser deposto pelo governo revolucionário, Pu Yi se vê derrotado ao ser sequestrado pelo governo soviético.

+++ LEIA MAIS: Com 11 indicações, Coringa já é o filme de HQs mais celebrado da história do Oscar; veja


Amadeus (1984)

O filme estrelado por Tom Hulce retrata a rivalidade fatal entre os músicos Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, que resulta em consequências trágicas para os dois artistas.

+++ LEIA MAIS: Antes de ser uma trilogia com 17 Oscars, O Senhor dos Anéis foi desenho animado sombrio e bizarro


Gandhi (1982)

O longa-metragem de Richard Attenborough homenageia a trajetória do símbolo anticolonialista Mahatma Gandhi, que conquistou inúmeros seguidores por meio dos protestos pacíficos contra o governo britânico autoritário na Índia, no início do século XX. 

+++ LEIA MAIS: Martin Scorsese não recomenda assistir ao filme O Irlandês pelo celular: "Um iPad, talvez"


Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

O clássico da carreira de Woody Allen, Noivo Neurótico, Noiva Nervosaconta a história de Alvy, um comediante judeu que inicia um relacionamento com Annie Hall após 15 anos de terapia. Contudo, o casal enfrenta inúmeras brigas depois que decidem morar juntos.

+++ LEIA MAIS: Lupita Nyong'o fala sobre colorismo e padrões de beleza eurocêntricos na televisão


Rocky (1976)

No clássico do anos 1970, Sylvester Stallone dá vida a Rocky Balboa, um lutador fracassado que consegue uma única oportunidade de enfrentar o campeão mundial dos pesos-pesado, Apollo Creed, e se consagrar como boxeador. 

+++ LEIA MAIS: Lady Gaga revela que sentiu dor ao olhar para Oscar de "Shallow"


O Poderoso Chefão (1972)

A obra de Francis Ford Coppola conta a história de Don Corleone, um mafioso que se vê encarregado de tirar um grupo de traficantes de Nova York. Após receber ameaças e sofrer atentados, Corleone conta com o filho Michael, interpretado por Al Pacino, para proteger o legado da família. 

+++ LEIA MAIS: Robert Downey Jr não quis ser indicado pela Marvel ao Oscar por Vingadores: Ultimato


A Noviça Rebelde (1965)

Julie Andrews dá vida a uma freira sem vocação nenhuma para seguir as rígidas regras do convento. A personagem é encaminhada para trabalhar como cuidadora dos sete filhos do capitão Von Trapp e enfrenta inúmeros problemas ao tentar levar músicas e brincadeiras para a silenciosa casa, que ainda guarda os traumas da morte da mãe das crianças.

+++ LEIA MAIS: Vencedor do Oscar, Eddie Redmayne gostaria de interpretar um vilão do Batman


Hamlet (1948)

Dirigido e estrelado por Laurence Olivier, o clássico de Hollywood adapta a icônica peça de William Shakespeare, Hamlet. Na narrativa, o protagonista planeja vingar a morte do pai após descobrir que ele foi morto pelo tio Cláudio, que se casa com a mãe do jovem e assume o trono. 

+++ LEIA MAIS: Editor de Bohemian Rhapsody ganhou o Oscar, mas tem vergonha de uma cena


Casablanca (1942)

Rick Blaine encontra um refúgio na cidade de Casablanca, conhecida por fazer parte da rota dos fugitivos do regime nazista. Durante a rotina de comandar uma casa noturna e ajudar os foragidos entrarem ilegalmente nos Estados Unidos, Blaine encontra um antigo amor do passado e decide largar tudo para fugir ao lado dele. 

+++ LEIA MAIS: Steven Spielberg não quer ver filmes feitos para streaming no Oscar, e Netflix responde


Rebecca (1940)

Alfred Hitchcock foi o grande vencedor do Oscar com o filme Rebecca, em 1940. Ao contar a história de uma empregada doméstica obcecada pela falecida patroa, o diretor apresenta o primeiro filme com temáticas LGBTQ+ no Oscar - mesmo que tenha sido de forma sutil e extremamente discreta

+++ LEIA MAIS: Kevin Hart fala novamente sobre a polêmica do Oscar


Asas (1927)

Dirigido por William A. Wellman e Harry d'Abbadie d'Arrast, Asas foi o primeiro filme a vencer o prêmio de Melhor Filme da Academia. A produção estrelada por Clara Bow, Charles Rogers e Richard Arlen conta a história de dois homens apaixonados pela mesma mulher que são convocados juntos para servirem com pilotos durante a Primeira Guerra Mundial.

+++ LEIA MAIS: Bill Cosby e Roman Polanski são expulsos da Academia que realiza o Oscar


 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL