Arlequina e Diana são mulheres fortes e inspiradoras de maneiras bem diferentes
Mulher-Maravilha e Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa são os principais filmes do Universo Estendido da DC Comics protagonizados por mulheres. Ambas histórias são empoderadoras, mas de maneiras muito diferentes.
Diana é considerada “a melhor lutadora do universo DC” pelo diretor criativo do estúdio, enquanto Aves de Rapina foi definido pelo ator Ewan McGregor, ator que vive o vilão Máscara Negra, como um filme feminista com “uma perspectiva verdadeira sobre misoginia”.
Considerando os pontos fortes de cada trama, o site ScreenRant listou motivos para considerar Aves de Rapina o melhor filme feminino da DC - e outros que dariam o título para Mulher-Maravilha.
Em comparação aos figurinos de Diana, a Mulher-Maravilha, as roupas de Aves de Rapina são menos sexualizadas, além de mais funcionais para as atividades das personagens do filme. Algumas se vestem de maneira mais sexy, porém até os figurinos mais ousadas pareciam ter sido escolhidos por mulheres e para mulheres.
+++ LEIA MAIS: Arlequina aparece grávida em nova história da DC Comics [SPOILER]
Aves de Rapina aborda temas particularmente relevantes para mulheres atualmente. O filme mostra Arlequina e outras mulheres que se libertaram de homens vis e abusivos, e retomaram o controle da própria vida. A mensagem se relaciona com mulheres tanto no aspecto pessoal quanto nos direitos delas ao redor do mundo.
Apesar de Mulher-Maravilha também ter diversas mensagens empoderadoras, Aves de Rapina foca mais na reação de personagens femininas diante de homens abusivos.
Grande parte dos filmes protagonizados por mulheres focam em relações amorosas, é inovador ter Arlequina em uma jornada própria de autodescobrimento, sem precisar estar em um relacionamento.
Apesar de Themyscira, ou Ilha Paraíso, não ser o principal cenário do filme, a existência desse lugar é inspiradora e muitas mulheres se identificam - e sonham, muitas vezes - com esse conceito. Diana é amazona, por isso cresceu em uma ilha completamente habitada por mulheres guerreiras fortes e poderosas.
Arlequina é inspiradora, mas está no papel de anti-heroína, enquanto Mulher-Maravilha é uma super heroína completa, forte, poderosa, destemida e corajosa. Essas características são centrais da personagem e importantes de serem associadas a mulheres, não apenas homens.
+++ LEIA MAIS: Gal Gadot: “Toda pessoa deveria ser feminista, porque quem não é feminista é sexista”
Diana é uma das figuras mais poderosas entre os super-heróis clássicos, por ser semideusa. Provavelmente, a Mulher-Maravilha é a heroína mais conhecida e amada existente. É também um ícone feminista e fonte de inspiração para muitas mulheres ao longo das décadas.
+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA