Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

30 anos de Grease

Filme com John Travolta e Olivia Newton John comoveu uma geração com sua temática adolescente e canções de amor

Da redação Publicado em 15/06/2008, às 10h12 - Atualizado às 10h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Travolta e Olivia Newton John: amor de verão e confusões na escola dão tom a clássico dos musicais - Reprodução
Travolta e Olivia Newton John: amor de verão e confusões na escola dão tom a clássico dos musicais - Reprodução

O filme Grease - Nos Tempos da Brilhantina completa nesta segunda-feira, 16, trinta anos. O musical estrelado por John Travolta e Olivia Newton John mostra o amor colegial de uma garota de família e o encrenqueiro Danny Zuko no final dos anos 50.

Grease marcou uma geração com seu clima de novela e com a música "Summer Nights", um dueto entre Travolta e Newton John, que pela primeira vez protagonizava um filme no cinema. Travolta já estava mais experiente. Já havia mostrado as habilidades que o consagraram como o grande dançarino de Hollywood no filme Os Embalos de Sábado à Noite.

Grease foi o filme que mais fez dinheiro em 1978. Arrecadou mais de US$ 96 milhões, 14 milhões a mais que o segundo colocado, Superman. O top 10 de 1978 ainda inclui Tubarão 2 e Cheech & Chong's Up In Smoke.

Em 1979, Grease concorreu ao Oscar de melhor canção original, e também a cinco categorias do Globo de Ouro: melhor filme, melhor ator de musical ou comédia, melhor atriz de musical ou comédia, e duas indicações de melhor música, uma por "You're the One that I Want" e outra por "Grease".

Assim como Os Embalos de Sábado à Noite, Grease também ganhou uma continuação mal sucedida nos anos 80. Em 1982 foi lançado Grease 2, que tinha poucos atores originais voltando a seus papéis e não contava com Travolta e Olivia Newton John.

A imprensa especializada concedeu algumas honrarias ao filme ao longo dos anos. A revista estadunidense Entertainment Weekly colocou Grease como o vigésimo primeiro filme mais legal sobre colegiais. Já o Channel 4 britânico elegeu a produção o maior musical do cinema.