A icônica cicatriz de Harry Potter deixa muitas dúvidas entre os fãs da franquia
Harry Potter está repleto de detalhes minuciosos que ajudam construir um universo bruxo único, como ingredientes raros de poções, leis do Ministério da Magia e regras sobre a lealdade das varinhas aos bruxos.
Em um universo tão complexo, os fãs do menino bruxo podem sentir falta de informações básicas sobre um elemento essencial da narrativa: a cicatriz que Harry ganhou após sobreviver ao ataque de Voldemort quando ainda era bebê.
+++ LEIA MAIS: Harry Potter: Por que Alan Rickman quase recusou papel de Snape?
O site Screen Rant listou várias perguntas sobre a famosa marca do menino bruxo e a Rolling Stone Brasil separou as quatro dúvidas mais interessantes da lista. Confira:
A cicatriz em formato de raio se tornou uma marca icônica do protagonista da saga, porém, não existe uma explicação específica para J.K. Rowling ter escolhido esse formato, segundo o site de entretenimento.
A autora, conhecida por trazer referências e mensagens escondidas em pequenos detalhes, já afirmou que optou pelo raio "porque é uma forma legal”. Ela ainda disse: “Eu não poderia deixar meu herói ostentar uma cicatriz em formato de donut”.
Ao longo das obras, aprendemos que Harry consegue sentir a presença de Voldemortpor meio da cicatriz. Além disso, o Lorde das Trevas sabe que a marca é um ponto frágil do garoto e faz questão de tocá-la para causar dor.
Mas, o vilão nunca pensou sobre o que provocava essa conexão com o menino bruxo? Você-Sabe-Quem não era capaz de sentir a presença de uma horcrux? O fato dele poder entrar na mente de Harry não gerava nenhuma suspeita sobre a cicatriz?
Quando o feitiço Avada Kedavra foi ricocheteado pela magia de proteção de Lily Potter, Harry ganhou uma marca em formato de raio. Anos mais tarde, o bruxo vive uma situação bem parecida em o Cálice de Fogoe As Relíquias da Morte Parte 2.
Voldemort lança o feitiço esverdeado contra o menino bruxo, mas, de alguma forma, ele sobrevive e não ganha nenhuma cicatriz nova, o que não parece fazer muito sentido na trama.
Na Segunda Guerra Bruxa, Harry confronta Voldemort e finalmente derrota o vilão. Ou seja, o pedaço da alma do Lorde das Trevas que estava aprisionado na marca em formato de raio do menino bruxo foi destruído e tudo que restou foi uma cicatriz comum.
Como sabemos, os bruxos possuem feitiços para curar braços quebrados e conter graves sangramentos. Então, por que Harry não retirou a própria cicatriz? Depois de 19 anos da batalha contra Você-Sabe-Quem, o personagem aparece com a marca na testa quando vai levar os filhos para a estação King’s Cross.
Em 2021, Harry Potter e a Pedra Filosofal completa 20 anos de lançamento e o trio de protagonistas Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint se reunirá para um especial da HBO Max. Intitulado Harry Potter 20 anos: De Volta a Hogwarts, o filme também contará com Tom Felton e o diretor Christopher Columbus. A produção chega ao streaming em 1º de janeiro de 2022.
Pela primeira vez, o lendário elenco está de volta ao lugar onde a magia começou. #HarryPotter 20 anos: #DeVoltaAHogwarts, dia 1º de janeiro de 2022, só na #HBOMax. pic.twitter.com/BHk8ByfTru
— HBO Max Brasil (@HBOMaxBR) November 16, 2021