Movimento cultural e artístico, o hip-hop é abordado em diversas produções
O hip-hop é um movimento cultural e artístico que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970. A cultura engloba diversos pilares e é palco da ascensão de artistas importantes da cena, como 2 Chainz e A Boogie Wit Da Hoodie.
+++LEIA MAIS: Canais de lo-fi hip-hop estão bombando durante a quarentena
Cultura urbana popular, o hip-hop é um importante influenciador do mundo moderno. Surgiu entre comunidades caribenhas, afro-americanas e latino-americanas - e possui uma história ampla e diversa.
Para entender mais o movimento, separamos 4 documentários sobre a cultura hip-hop na Netflix; confira a lista do Omelete:
Série documental didática que explica o surgimento e evolução do hip-hop. A produção foi originalmente transmitida na HBO - época em que ganhou um Emmy Internacional de Melhor Programa Artístico - e agora está disponível na Netflix.
O documentário faz perfis de rappers e artistas importantes na cena hip-hop nos Estados Unidos, estrelando A Boogie Wit Da Hoodie, Logic e 2 Chainz. A série também é documental e cada episódio foca em um artista específico - tudo embalado pela forma que a cultura hip-hop salvou vidas e continua ajudando na saúde mental.
O documentário segue a vida de Dumbfounddead, Awkwafina, Rekstizzy e Lyricks - quatro rappers de ascendência coreana que querem ganhar credibilidade na cena norte-americana do hip-hop. A produção apresenta a dificuldade dos artistas a partir da perspectiva de ser uma minoria asiática no rap.
Com foco nos bastidores do hip-hop, LA Originals mostra a exploração da cultura e os marcos do movimento - tudo acompanhado pelas histórias das lendas Mister Cartoon e Estevan Oriol.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE