4 fatos sobre ‘Bleach’, do Nirvana, que você provavelmente não sabia
O disco foi lançado há 31 anos, em 15 de junho de 1989
Redação
Publicado em 15/06/2020, às 15h44
Conhecida como a banda que inflamou o grunge, o Nirvana ficou popular com Nevermind, disco lançado em 1991. No entanto, o álbum Bleach, cuja estreia ocorreu há 31 anos, também representa um trabalho de muita qualidade. As informações são da Loudwire.
Apesar de não conter faixas icônicas, como “Smells Like Teen Spirit” e “In Bloom”, Bleach foi lançado em 15 de junho de 1989 e recebeu muitas críticas positivas - inclusive, sendo relançado três anos depois.
O Loudwire separou 4 fatos sobre o disco Bleach que você provavelmente não sabia; confira:
+++ LEIA MAIS: MTV Unplugged do Nirvana será relançado em vinil em comemoração aos 25 anos do disco
Um cartaz de prevenção à AIDS foi a inspiração para o nome
O título de Bleach era originalmente "Too Many Humans". No entanto, Kurt Cobain mudou o nome quando viu um cartaz para a prevenção da Aids em San Francisco, que aconselhava os usuários de heroína a "bleach”(branquear, em português) as agulhas antes de utilizá-las.
Mais de um baterista
Dave Grohl não entrou no Nirvana até 1990. Portanto, o disco Bleach contou com outros bateristas. Dale Crover, do Melvins, tocaria em três canções do álbum. No entanto, posteriormente, a banda contratou Channing, remixando as versões dele com as de Crover. Ambos são creditados como bateristas do disco.
Jason Everman financiou o disco
O guitarrista chamado Jason Everman era fã da fita demo do Nirvana e resolveu financiar a gravação de Bleach, pagando US$ 606, 17. Com a ajuda financeira, a banda recrutou o músico como segundo guitarrista, deu créditos no disco e o inseriu na foto de capa - tudo isso sem ele, de fato, ter trabalhado no álbum.
Em seguida, Everman deixou o Nirvana e se juntou, por um curto período, ao Soundgarden. No livro de Azerrad, Krist Novoselic explicou a participação do músico: "Nós só queríamos que ele se sentisse em casa na banda".
+++ LEIA MAIS: Krist Novoselic revela o que diria a Kurt Cobain se tivesse a chance
É o disco mais vendido de todos os tempos pela Sub Pop.
Antes do lançamento de Nevermind, em 1991, Bleach havia vendido apenas 40.000 cópias nos EUA. Assim, a Geffen Records decidiu relançar o disco internacionalmente anos depois. O álbum alcançou o 89º lugar na Billboard 200. Com 1,9 milhão de cópias vendidas até hoje, Bleach é o mais comercializado da gravadora Sub Pop.
+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO