O diretor de Hogwarts protagonizou atos heróicos - e alguns nem tanto
Sábio e introspectivo, Alvo Dumbledore é o símbolo de bruxo habilidoso e respeitado. O diretor de Hogwarts protagonizou cenas verdadeiramente heróicas, tornando-se uma lenda com o passar dos anos.
Apesar dos feitos memoráveis, Dumbledore também tomou decisões questionáveis - e algumas, inclusive, malignas. Mesmo sendo um bruxo experiente, ele frequentemente colocava alunos e amigos em perigo - principalmente Harry Potter.
O Screenrant separou 4 momentos nos quais Dumbledore foi um herói - e mais 4 nos quais ele foi um verdadeiro vilão; confira:
+++ LEIA MAIS: Harry Potter: 7 erros difíceis de serem ignorados nos filmes [LISTA]
Após voltar da terceira prova do Torneio Tribruxo, Harry Potter anunciou o retorno de Voldemort - alegação a qual o ministro Fudge negou aterrorizado, chamando-o de mentiroso.
No entanto, Dumbledore acredita em Harry Potter, incentivando todos a entenderem que Voldemort havia voltado. Assim, o diretor de Hogwarts reúne a Ordem da Fênix, que se prepara para o que estava por vir.
Após os acontecimentos traumatizantes do Torneio Tribruxo, Harry foi maltratado pelo Profeta Diário, pelo Ministério e colegas de classe. Além disso, durante Harry Potter e a Ordem da Fênix, Dumbledore praticamente não interage com o protagonista, incentivando os amigos dele a ignorá-lo também.
Apesar de alegar que as ações dele eram para proteger Harry Potter, Alvo Dumbledore machucou - e muito - o protagonista.
Apesar de ignorar o protagonista em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Dumbledore o resgatou durante a batalha no Ministério, distraindo a atenção do Lorde das Trevas.
Ao invés de se aliar com adultos contra Voldemort, Dumbledore pede para Harry fazer tudo, inclusive receber a memória original e inabalada de Slughorn até matar Você-Sabe-Quem. Ele colocou muitas responsabilidades no protagonista e nos amigos, que eram adolescentes.
+++LEIA MAIS: As 10 maiores mentiras contadas por Dumbledore em Harry Potter
Apesar de não dar aulas de defesa contra as trevas, Dumbledore alertou Harry Potter sobre o comportamento de Tom Riddle quando criança e adolescente, permitindo que o protagonista conseguisse antecipar os movimentos de Voldemort e, inclusive, adivinhar os objetos utilizados como Horcruxes.
Além disso, Dumbledore ajudou Harry amesmo após a morte. O diretor indicou no testamento que o protagonista deveria ficar com a Espada da Grifinória.
+++ LEIA MAIS: Harry Potter: teoria diz que Rony e Dumbledore são a mesma pessoa; entenda
Uma das informações concedidas por Dumbledore revelou a Harry que para acabar com a guerra seria preciso morrer nas mãos de Voldemort - sugerindo que o diretor de Hogwarts tivesse criado o protagonista para “o abate”.
Para assegurar as três Relíquias da Morte e garantir a morte de Voldemort, Dumbledore incluiu Snape em um esquema maior no qual o professor deveria matar o diretor, ganhando a confiança de Voldemort.
+++ LEIA MAIS: Bruxos no dentista? 9 questões mal resolvidas do universo de Harry Potter [LISTA]
Assim, Snape mata Dumbledore, mas o poder da Varinha das Varinhas não morre com ele, uma vez que Draco desarma o diretor de Hogwarts primeiro.
A pior atitude de Dumbledore foi deixar Harry Potter com o Dursley. Apesar de ser a pouca família restante do protagonista, eles eram tão malvados que certamente o bebê poderia ser deixado com algum amigo de James e Lily.
Em vez de tentar uma alternativa e mesmo depois de ser avisado sobre como os Dursley são terríveis por Minerva McGonagall, Dumbledore ainda insiste que é a opção mais segura para Harry.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE