Estrelado por Reese Witherspoon, Legalmente Loira completou 20 anos em 2021
Lançado no dia 13 de julho de 2001, Legalmente Loira tinha tudo para ser uma comédia romântica cheia de clichês infiltrados com discursos machistas e sexistas, os quais se tornariam ultrapassados em alguns anos.
Porém, o filme decidiu desconstruir diversos estereótipos ao apostar no girl power muito antes da perspectiva feminista ganhar popularidade nas produções do gênero cinematográfico.
Estrelado por Reese Witherspoon, o longa-metragem conta a história da estudante de Moda Elle Woods, que, após levar um fora do namorado Warner Huntington III (Matthew Davis), decide provar o valor dela ao entrar para o curso de Direiro em Harvard.
Duas décadas depois do lançamento, o filme se mantém atual e até mais inovador do que muitas obras lançadas nos anos 2000 e 2010.
Em homenagem ao aniversário de 20 anos de Legalmente Loiranesta terça, 13, a Rolling Stone Brasilrelembrou cinco clichês de comédias românticas desconstruídos pelo filme. Confira:
Um dos primeiros estereótipos evitados pelo filme é o da 'loira malvada', o qual esteve presente em O Diário da Princesa(2001) e foi perpetuado por Regina George em Meninas Malvadas (2004). Elle é genuinamente legal e se importa com todos ao redor dela - não é à toa que a estudante era queridinha da irmandade Delta Nu.
+++ LEIA MAIS: A Barraca do Beijo 2: 9 clichês adolescentes que não aguentamos mais em 2020
Apesar de gostar de moda, adorar rosa e segurar uma bolsa com um pequeno cachorro dentro - símbolo clássico das patricinhas de Hollywood -, Elle não se deixa levar pelo clichê de garota superficial. A personagem não hesita em anunciar a decisão dela de estudar Direito e abre mão de momentos de conforto para conquistar a vaga dela em Harvard ou caso do professor Callahan.
Elle não simpatiza com Vivian Kensington (Selma Blair) no início do filme, mas a personagem não transforma a colega de classe em um alvo. Apesar dos conflitos causados por Warner, as duas estudantes compartilham elogios e desabafos, os quais resultam em uma amizade duradoura.
+++ LEIA MAIS: As melhores séries da Netflix ‘para pegação’, segundo estudo nada científico
Algumas comédias românticas são protagonizadas por mulheres, mas são guiadas pelos personagens masculinos. A Barraca do Beijo 2 (2020) é um exemplo atual de filme com protagonista motivada, aconselhada e salva por homens.
Elle decide entrar em Harvard para impressionar Warner, mas, depois de perceber como nunca será boa o suficiente para o ex-parceiro, ela decide continuar o curso para se descobrir. Além disso, a professora Elspeth Stromwell (Holland Taylor) é responsável pelo conselho definitivo que leva a protagonista a lutar pela carreira dela.
+++ LEIA MAIS: Revolução teen na Netflix: séries adolescentes invadem o serviço de streaming
Um dos grandes diferenciais de Legalmente Loira é o final, o qual não foca na nova relação de Elle com Emmett Richmond (Luke Wilson), mas na formação da estudante de Direito.
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL