A produção completou 22 anos em junho de 2020
Há alguns dias, o esperado live-action de Mulan foi novamente adiado devido à pandemia de coronavírus. A produção seria lançada em março de 2020 - e o motivo de ser tão aguardada é o sucesso do filme original.
Em 19 de junho de 1998, há 22 anos, Mulan revolucionou a representação das princesas da Disney. Uma verdadeira heroína, a protagonista prova que uma mulher não precisa se casar ou ocupar o papel de donzela em perigo.
A produção original teve uma recepção tão positiva que recebeu indicações para o Oscar, Globo de Ouro e Grammy - e uma das características mais elogiadas foi a trilha sonora.
+++LEIA MAIS: Novo trailer de Mulan mostra o substituto do favorito Mushu; assista
Mulan completou 22 anos - e, para homenageá-lo, separamos 5 curiosidades sobre o filme. Confira:
A icônica trilha sonora do filme é considerada responsável por iniciar a carreira de Christina Aguilera. A primeira canção lançada por ela nos Estados Unidos foi "Reflection", tema de Mulan. Devido ao sucesso da canção, a artista conseguiu assinar um contrato com a RCA Records e depois incluiu a faixa no álbum de estreia da carreira.
O dragão Mushu é uma figura cômica na produção original, mas grande parte do público chinês achou ofensivo. O motivo é porque o dragão é considerado uma figura sagrada na China. Na crença, ele foi um dos animais convocados por Pan Ku, Deus Criador, para realizar a formação do mundo.
No filme, Mushu faz várias piadas direcionadas à cultura e à própria imagem do dragão como uma sigura sagrada. Por esse motivo, inclusive, a Disney optou por tirar o personagem do live-action.
+++LEIA MAIS: Aladdin, Dumbo e Peter Pan: os longas mais preconceituosos da Disney [LISTA]
O filme foi inspirado no poema chamado “Balada de Hua Mulan”. Inicialmente, a produção seria um curta chamado “Boneca Chinesa”, mas foi modificado para o filme - e há diversas diferenças entre a versão cantada e a produção da Disney.
Para a realização dos movimentos dos personagens de Mulan, os produtores chamaram lutadores de artes marciais. Eles coreografaram as lutas e facilitaram o trabalho dos desenhistas, que também conseguiram fazer cenas mais realistas.
Durante "Reflection", o reflexo de Mulan aparece na superfície das pedras do local. Nesta cena, as pedras têm várias palavras, que na verdade são os nomes dos animadores da Disney que trabalharam na produção - todos escritos em chinês arcaico.
+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO