Na mídia e nas redes sociais, muitos filmes de Hollywood foram "acusados" de copiar animes lançados anteriormente
Originalidade é um tema muito discutido no mundo da arte, afinal, como definir uma ideia totalmente inovadora? No cinema, o assunto é frequentemente levantado no debate sobre as influências do anime em produções norte-americanas.
Na mídia e nas redes sociais, críticos e usuários comparam muitos sucessos de Hollywood com animações japonesas lançadas anteriormente, seja pelas narrativas parecidas ou fotografias praticamente iguais.
Luca (2021), da Pixar, é o mais recente alvo da discussão. O filme de Enrico Casarosa foi comparado com as obras do Studio Ghibli - e até ganhou um artigo do The Guardian chamado "A Pixar faz um trabalho melhor como Studio Ghibli do que o Ghibli?"
A animação norte-americana não foi a primeira a ser comparada com um anime e, provavelmente, não será a última. Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil separou exemplos famosos de longas-metragens de Hollywood "acusados" de copiar animes. Confira:
+++LEIA MAIS: 4 vezes em que Levi foi muito f*** em Attack on Titan [LISTA]
A história de O Rei Leão, da Disney é conhecida: um pequeno leão destinado a ser rei vive uma série de aventuras na selva antes de ir em busca do trono, o qual pertencia ao falecido pai dele e foi tomado pelo tio Scar.
Agora, talvez, você não conheça a Kimba, o Leão Branco, um conto sobre "as aventuras de um pequeno leão branco corajoso e otimista, líder moral para bons animais em uma selva rodeada de perigos," de acordo com o IMDb. (Foto 1: Reprodução /Foto 2: Reprodução via IMDb)
+++LEIA MAIS: Netflix oferece bolsa integral para estudar animação com profissional do Studio Ghibli
"Mesmo que a maioria das semelhanças entre O Rei Leão e Kimba, o Leão Brancofossem ideias limitadas, não há nenhuma maneira de Scar não ter sido baseado de uma forma ou de outra em Claw, já que ambos são mais velhos de cabelos escuros desfigurados, rivais do jovem protagonista."
Even if most of the similarities between The Lion King and Kimba the White Lion were due to limited ideas, there's no way Scar wasn't based in some form or another on Claw, what with both being older darker-haired disfigured rival to the young protagonist. pic.twitter.com/tcFQVwTJRV
— 蛇METAL (@Arc_Hound) July 8, 2021
Cisne Negro e Perfect Blue forma outro caso famoso. Os dois filmes falam sobre a obsessão em atingir a excelência no ramo artístico e exploraram profundamente o psicológico da protagonista ao ponto de fazer o espectador questionar quais cenas são reais ou imaginadas pelas personagens.
Alguns momentos específicos também são comparados, como a cena das protagonistas Nina e Mima iluminadas por holofotes em um palco. (Fotos: Reprodução /Twitter)
Black Swan único plágio de Hollywood que passo pano, pois amo tanto como amo Perfect Blue. Natalie Portman serviu pic.twitter.com/aT4sDFMpqv
— 𝐦𝐚𝐫𝐜 (@marcatboy) July 10, 2021
A Origem, de Christopher Nolan, é alvo de comparações com Paprika, de Satoshi Kon, por causa da ideia central do filme - o uso de uma máquina para explorar e influenciar o subconsciente de alguém - e de cena particular.
+++LEIA MAIS: 4 animes incríveis para assistir no Amazon Prime Video [LISTA]
Em certo momento do filme live-action, o personagem de Joseph Gordon-Levitt tenta se locomover em um corredor enquanto a gravidade é alterada. Paprika possui uma cena parecida, na qual Konakawa Toshimi vê a realidade ser distorcida dentro de um corredor. (Fotos: Reprodução)
#SideBySide
— Po napisach (@ponapisach) July 14, 2021
"Paprika" (2006), dir. Satoshi Kon
"Inception" (2010), dir. Christopher Nolan pic.twitter.com/aCjPlgMUYy
Longe da Terra, Gravidade e Planetes "usam habilmente o vazio do espaço como pano de fundo para ilustrar a vida, ambições, medos e personalidades de seus respectivos personagens," segundo o CBR. (Foto 1: Reprodução via Twitter /Foto 2: Reprodução via IMDb)
+++LEIA MAIS: Elza Soares 'quebra internet' e revela ser fã de anime: 'One Piece é bom, sim
"Por que assistir Gravidade quando o anime Planetes fez a mesma coisa 10 anos antes?"
Why watch the movie Gravity when the anime Planetes did the same thing 10 years earlier.
— Appletits (@totalfilth666) March 31, 2014
Em Her, o personagem de Joaquin Phoenix se apaixona por uma inteligência artificial criada para ser uma assistente virtual. A mesma premissa é desenvolvida em Chobits, anime sobre um adolescente que se envolve com um computador pessoal. (Foto 1: Reprodução via Twitter /Foto 2: Reprodução via IMDb)
"Tenho quase certeza que Her, do Spike Jones, é o mais próximo que vamos ter de um filmes de Chobits"
I'm pretty sure Spike Jones', "Her" is as close as we'll probably get to a #Chobits movie
— Dori Does Voices (@pyrodakrazykid) December 29, 2013
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL