O ator completa 63 anos neste domingo, 21
Conhecido por interpretar figuras importantes e se doar completamente aos papéis, Gary Oldman conseguiu o primeiro papel no cinema em 1993 com o filme Meantime. Neste ano, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pela performance em Mank (2020), seria a segunda estatueta do artista.
Oldman comemorou 63 anos neste domingo, 21 de março. Relembre algumas das atuações mais marcantes da carreira do ator:
A responsabilidade de interpretar uma das maiores figuras políticas do Século XX é grande, mas Gary Oldman é o ator para tomá-la. Em O Destino de Uma Nação, interpreta o Primeiro Ministro do Reino Unido, Winston Churchill, quem, em 1940, lidava com Hitler no começo da Segunda Guerra Mundial.
O ator teve uma transformação completa para o papel e ficou irreconhecível. A atuação também rendeu o primeiro e único Oscar de Oldman por Melhor Atorem 2018.
+++LEIA MAIS: App sobre David Bowie terá narração de Gary Oldman
Sirius Black, um dos padrinhos mais queridos do cinema, começou como um vilão. Passou um filme inteiro como procurado, mas ganhou a confiança de Harry Potter ao comprovar a amizade com o pai do menino. Isso mostra a versatilidade de Oldman em interpretar antagonistas e personagens amáveis, às vezes os dois em um homem só.
O personagem morreu no quinto filme, mas a atuação impecável de Oldman o manteve relevante até o fim da saga e deixou saudade.
+++LEIA MAIS: Chefe da WarnerMedia quer expandir universo de Harry Potter no HBO Max
Em Mank,Oldman também interpreta uma figura real: Herman J. Mankiewicz foi um dos roteiristas de Cidadão Kane (1942), marco na história do cinema. O personagem é um homem de meia-idade quem teve seu auge nas grandes produtoras e se tornou viciado em álcool e perdido em sua profissão.
Dirigido por David Fincher, o longa em preto e branco é uma ode à Hollywood dos anos 1930 e a atuação de Oldman não deixa a desejar.
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
Sid Vicious (Oldman) é um jovem sem perspectiva, viciado em drogas e álcool, e também baixista da banda punk Sex Pistols. O longa acompanha a relação conturbada de Sid e a namorada, Nancy Spungen (Chloe Webb).
Oldman e Webb aproveitaram os personagens complexos e complicados para mergulhar em suas personalidades e entregar algumas das melhores performances das carreiras.
+++LEIA MAIS: Biografia do Sex Pistols ganha primeiras imagens; veja
Na trilogia de Christopher Nolan, Oldman interpreta Jim Gordon, comissário de polícia de Gotham City. O aliado de Batman talvez seja um dos mais confiáveis e honestos da carreira do ator.
Gordon e o herói têm uma relação de respeito mútuo — afinal, conheceu Bruce logo após o assassinato dos pais do menino. Décadas mais tarde, os dois construíram uma amizade apesar das dúvidas de Gordon sobre o método de vigilante do Batman.
+++ LAGUM: 'BUSCAMOS SER GENUÍNOS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL