As 5 piores adaptações da Broadway para o cinema – e Cats não é a mais horrível [LISTA]
Entre erros e acertos, existe muita história que fica melhor em um palco, mesmo
Redação
Ah, a Broadway… A suprema fábrica de teatro musical! De lá, saíram alguns nomes que transformaram-se nos maiores filmes musicais, inclusive, como A Noviça Rebelde ou Os Miseráveis… Mas também alguns um pouco infames, como Cats.
A mais recente superprodução recheada de estrelas – James Corden, Judi Dench, Jason Derulo, Idris Elba, Jennifer Hudson, Ian McKellen, Taylor Swift, Rebel Wilson, Francesca Hayward e muito mais gente – torceu muitos narizes pela mistura inusitada de gato e homem em um animal humanóide.
+++ LEIA MAIS: Fiasco de crítica, Cats pode ter um prejuízo astronômico de US$ 100 milhões; entenda
Não sabemos se foi o pelo, o corpo definido, o rosto de gente com focinho e bigodes ou a proporção irreal de objetos do cotidiano… O fato é que Cats não agradou. Mas não é feito inédito. Antes dele, vários outros musicais da Broadway já receberam adaptações bem bizarras. E aqui estão os cinco piores (notas do Rotten Tomatoes):
A Chorus Line (1985) – 40%
+++ LEIA MAIS: Cats, Astro Boy e mais: as 20 piores estreias da história do cinema [LISTA]
O musical estreou na Broadway em 1975, e é um espetáculo fantasiado como outro espetáculo: conta a história de vários atores tentando um lugar no coro de um novo musical da própria Broadway. Algo emocionante no palco – nem tanto nas câmeras.
Nine (2009) – 39%
Nine, filme que conta a história do diretor de cinema Guido Contini passando por uma crise de criatividade, tinha tudo para ser um hit. Desde o elenco de peso (Daniel Day-Lewis, Nicole Kidman, Marion Cotillard, Penelope Cruz, Kate Hudson e Dame Judi Dench) até a direção de Rob Marshall (Chicago, um dos melhores musicais de cinema). Mas não foi.
O Fantasma da Ópera (2005) – 33%
O musical chegou à Broadway em 1988 – e está lá até hoje. É, provavelmente, o maior clássico da arena – mas o filme simplesmente não consegue transmitir as emoções de uma interpretação ao vivo.
Cats (2019) – 20%
Cats nasceu em Londres e chegou a Nova York em 1982. Seguindo o exemplo de O Fantasma da Ópera, é um dos maiores sucessos da Broadway – mas um CGI bizarro e síndrome de esplendor arruinou tudo nas telonas.
O Rei e Eu (1999) – 13%
+++ LEIA MAIS: 15 personagens da Marvel que derrotariam Thanos em uma briga [LISTA]
O musical mais antigo desta lista é de 1951. Mostra as dificuldades da britânica Anna no reino de Sião durante a década de 1860, quando foi responsável por cuidar dos filhos do rei Mongkut. É uma história clássica, e teve um filme em 1956 (bem recebido) e outros dois em 1999 – um live action, adorado, e uma animação com apenas 13% de aprovação. Provavelmente pelo macaco que ninguém sabe da onde veio.