Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Plágio

5 polêmicas recentes envolvendo direito intelectual [LISTA]

Relembre casos que em que as semelhanças causaram dor de cabeça para os artistas

Luisa Sonza, Adele e Jão (Fotos: Getty Images)
Luisa Sonza, Adele e Jão (Fotos: Getty Images)

Nesta quarta, 18, a internet acordou em burburinho com a notícia do lançamento de “Magia Amarela”, parceria entre Duda Beat e Juliette. O motivo dos comentários foi a acusação de plágio da parceria, que além de elementos na letra, tem muitas semelhanças visuais com a estética de "AmarElo", de Emicida. O músico Evandro Fióti, co-criador da Lab Fantasma chegou a se pronunciar no X e no Instagram sobre o acontecido.

Casos como esse são mais frequentes do que imaginamos. Relembre alguns dois mais recentes: 

Luisa Sonza

Em seu mais recente trabalho, Escândalo Íntimo(2023), Luísa Sonzafoi acusada plagiar uma canção da banda Tuyo na faixa “Iguaria”, que tem semelhanças com “Solamento,” do grupo. No dia do lançamento do álbum, além da repercussão positiva por parte dos fãs, alguns internautas apontaram que as músicas se parecem.

O álbum também esteve no centro de outras acusações quando a capa do single “Penhasco2”, parceria com Demi Lovato, foi divulgada. O motivo foi a semelhança com a capa de The Unsustainable Burden (2019), da banda Mee, que retrata um berço em chamas, enquanto a capa do single mostra uma cama pegando fogo.

+++LEIA MAIS: Relembre a primeira vez que Juliette foi acusada de plágio

Roberto Carlos 

Em maio deste ano, um laudo pericial realizado por determinação da Justiça apontou que “Traumas”, música de Roberto Carlos e co-escrita por Erasmo Carlos, lançada em 1971, trata-se de um plágio da canção “Aquele Amor Tão Grande”, escrita pela professora Erli Cabral Ribeiro Antunes.  Ela havia registrado a música e levou para o cantor em um show, deixando uma carta e a fita cassete com um músico da banda.

Cesar Peduti Filho, o perito responsável pelo caso, afirmou que ainda que haja “pequenas alterações”, a música tem “trechos identicos”. "Comparados os compassos de ambas as canções, a ideia central da música 'Aquele Amor Tão Grande' é tocada como refrão da música 'Traumas'", aponta o laudo. "Não restam dúvidas quanto à reprodução parcial da obra. Verificou-se o plágio".

+++LEIA MAIS: Criador de Breaking Bad sobre IA: “Máquina gigante de plágio”

Ed Sheeran

Em abril de 2017, o cantor e compositor britânico Ed Sheeranfoi processado, acusado de plagiar o clássico “Let's Get It On”, de Marvin Gaye em um de seus maiores sucessos: “Thinking Out Loud”. No caso do embate judicial, um juiz de Manhattan decidiu que não se tratava de um caso de plágio. 

O processo foi movido contra o cantor pela Structured Asset Sales (SAS), empresa que detém parte dos direitos da canção. Mas segundo o julgamento, a progressão de acordes que Sheeran teria copiado da canção de Marvin Gaye não era o bastante para provar o ponto da companhia.

+++LEIA MAIS: João Gordo acusa Globo de plágio; entenda

Jão

Em outro lançamento deste ano, o álbum SUPER (2023), de Jão, também foi acusado fazer uso indevido de propriedade intelectual. Nas redes sociais foram apontadas semelhanças entre o trabalho do brasileiro e canções de artistas como Raye e Taylor Swift. O caso do cantor levantou — mais uma vez — a discussão entre o que é sample e o que é plágio.

Adele

Toninho Geraes, compositor do sucesso “Mulheres”, de 1995, eternizado na voz de Martinho da Vila, acusou a britânica Adele de plágio por “Million Years Ago”, faixa de 25 (2015). O produtor alega que grande parte da melodia composta por ele foi usada na faixa da cantora. 

+++LEIA MAIS: A dica de Justin Hawkins para Olivia Rodrigo evitar plágios

A cantora também foi acusada de plagiar outros compositores brasileiros: Tom Jobime Chico Buarque, na canção “Eu Te Amo”, de 1980, na faixa “To Be Loved”, de seu último álbum 30 (2021).