Destaques de um ano difícil - com um renascimento da discoteca, reis e rainhas do K-pop, novas estrelas do rock do hip-hop e alguma sabedoria country
JONATHAN BERNSTEIN, JON BLISTEIN, JON DOLAN, BRENNA EHRLICH, JON FREEMAN, KORY GROW, CHRISTIAN HOARD, ELIAS LEIGHT, ANGIE MARTOCCIO, CLAIRE SHAFFER, ROB SHEFFIELD, EMILY BLAKE, ROLLING STONE Publicado em 23/12/2020, às 15h45
2020 viu artistas em ascensão se destacarem totalmente, mais notavelmente Megan Thee Stallion, que lidera nossa lista de Melhores Músicas ao lado de Cardi B pelo predador mundial de "WAP" e, em seguida, aparece novamente ao lado de Beyoncé.
BTS e Bad Bunny ficaram maiores do que nunca, sem nenhum acordo cruzado, e Harry Styles continuou adicionando textura à sua visão de rock vintage. Também foi um ótimo ano para reinvenções inspiradas, do sonho pop acústico de Taylor Swift ao karaokê glam de Miley Cyrus e ostentação de synth-pop do Weeknd, bem como country e indie rock contagiante, realismo de rap corajoso e house music a noite toda - mesmo se você estivesse dançando sozinho.
The Chicks voltaram este ano com o melhor hino que nos deram desde os dias de glória de "Goodbye Earl", no final dos anos 1990. O alvo desta vez foi ao mesmo tempo terrivelmente pessoal e vividamente universal, quando Natalie Maines transformou os destroços de seu D-I-V-Ó-R-C-I-O na plataforma de lançamento para uma gloriosa evisceração de idiotas manipuladores em todos os lugares - incluindo aquele que acabou de ser expulso da Casa Branca. — J.D.
Harry Styles lançou seu extremamente imaginativo Fine Line nas últimas semanas de 2019 - mas ele se tornou um dos maiores sucessos pop deste ano, mostrando hit após hit. “Adore You” se tornou uma trilha sonora de longa data do rádio - permaneceu nas paradas em todas as semanas de 2020. (O único outro hit a equilibrar essa façanha: “Blinding Lights” do The Weekend.) “Adore You” é uma faixa elegante de alma psicodélica, onde Styles sonha com um “estado de espírito de batom morango” e então oferece a você um convite irresistível para se juntar a ele lá. —R.S.
Fetch the Bolt Cutters de Fiona Apple foi um triunfo na carreira de muitas maneiras, e em nenhum lugar isso é mais aparente do que em "Ladies", uma carta de amor imaginária para a "porta giratória" de um ex de novas namoradas. É uma conversa franca e ironicamente engraçada: Apple nunca pareceu mais segura de si mesma do que quando lista toda a bagagem restante, literal e figurativamente, que ela deixou para trás pelo novo amor de sua antiga paixão. — C.S.
Os Bulletproof Boy Scouts fazem um pouco mais de história com seu primeiro número um nos EUA - um novo marco para o K-pop - assim como seu primeiro sucesso em inglês. No entanto, é inconfundivelmente o som do BTS, batendo no espírito da discoteca dos anos 1980. Eles passam voando pelas estrelas em "Dinamite". Todos os sete se exibem, embora Jungkook consiga os holofotes ao gritar: "Xícara de leite, vamos rock and roll / King Kong, bata no tambor / Rolando como um Rolling Stones!" —R.S.
Não é o primeiro som que você ouve, mas o baixo impossivelmente rechonchudo e ágil em "Don't Start Now" é o que permanece por mais tempo. "Don't Stop Now" encapsula a essência sonora e metafísica de Future Nostalgia - atemporalidade pura e incontestável. É perfeito para qualquer época, mesmo esta: uma música que anseia por ser tocada em uma boate lotada, que ainda possui um gancho que, na verdade, faz um perfeito meme de quarentena de Covid: “Não apareça / Não apareça. ” —J. Blistein
É difícil escolher as melhores falas deste destaque do Folklore: “Agosto bebeu um gole / como uma garrafa de vinho” ou “Cancelo os planos caso você ligue / E diga: 'Encontre-me atrás do shopping'”. De qualquer forma, “Agosto” retrata um caso de verão praiano que deu errado. É parte da trilogia do triângulo amoroso adolescente no coração do Folklore que inclui "Betty" e "Cardigan", cada um contado de diferentes perspectivas, como o St. Elmo’s Fire sem o saxofone extravagante. Os vocais leves de Swift voam pela instrumentação de cordas enquanto ela conta a história do lado da "outra" mulher. Uma coisa é certa: não confie na Inez. -A.M.
Com seus sintetizadores difusos e linha de bateria eletrônica, “Blinding Lights” é a melhor música New Wave deste lado do Duran Duran. Em apenas três minutos, o Weeknd marca qualquer número de sinais de música pop dos anos 1980 - ligações não atendidas, dirigindo rápido apenas para sentir algo, luzes representando solidão - mas a verdadeira magia é como a voz dele e a linha do teclado da música permanecem na sua cabeça bem depois de injetar uma nova vida no maior clichê lírico dos anos 1980: "Não consigo dormir até sentir seu toque." -KG.
Entre lockdowns e quarentenas obrigatórias, 2020 foi um ano de solidão sem precedentes e “People, I’ve Been Sad” é o seu hino. Com sintetizadores esparsos e uma voz à beira das lágrimas, Christine and the Queens capturaram o momento universal com palavras em inglês e francês sobre perder, desaparecer e desmoronar. Mas quando Chris canta “Você conhece o sentimento”, ela quebra a quarta parede de forma brilhante. Na verdade, todos nós conhecemos o sentimento, e todos nós podemos nos sentir solitários e tristes juntos - e talvez um pouco melhor também, com uma música tão boa para nos ajudar a superar. -KG.
Uma balada clássica de Dylan totalmente nova - não a única em Rough and Rowdy Ways, mas aquela que lança o feitiço mais profundo e sombrio. No "Key West (Philosophical Pirate)" de nove minutos, ele está à deriva na Flórida, murmurando os blues do Sunshine State sobre um acordeão fantasmagórico, enquanto rosna: "Key West é o lugar para estar se você está procurando a imortalidade." Mas, mesmo neste paraíso de palmeiras, ele tem uma fila de desolação em seu coração, e este fora-da-lei ainda mantém seus olhos abertos, procurando a próxima chance de escapar. —R.S.
Nas profundezas mais sombrias do bloqueio da Covid - em um momento da história em que sair de casa poderia literalmente fazer com que você morresse - Cardi B e Megan deram as instruções perfeitas sobre como vencer o blues de quarentena: “Devore-me, engula-me, pingue para o lado de mim / Rápido, salte antes que deixe entrar em mim”. “WAP” era apenas o raunch escapista de que a América precisava em 2020, o som de duas das mulheres mais fortes da música desafiadoramente colocando o princípio do prazer em frente e no centro em um momento em que a diversão e a alegria pareciam mortas. O vídeo NSFW era brilhante, já que a maioria das pessoas não estava no trabalho de qualquer maneira (ou pelo menos não estava em um ambiente de escritório tradicional e fechado), e o fogo de Bronx de Cardi se misturou ao fluxo corpulento de Megan para fazer uma das maiores passagens de microfones do rap. O resultado foi um encontro de garotas gostosas para sempre. —J.D.
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