Para celebrar o Dia Internacional da Dança, confira diversos filmes contam com coreografias icônicas
A dança está em diversas obras icônicas do universo cinematográfico - de Dirty Dancing a As Branquelas. Musicais, comédias românticas, infantis e até dramas conhecidos pelos espectadores têm cenas brilhantes nas quais os atores também mostram a habilidade na dança - ou pelo menos aparentam.
Quando se trata da dança no cinema, há vários clássicos. Os Embalos de Sábado à Noite (1977), Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978) e Dirty Dancing (1987), são alguns exemplos de filmes cujos passos permanecem inesquecíveis.
Contudo, produções mais atuais também marcaram o público com cenas de dança complexas (ou até muito engraçadas). É difícil não se impressionar com as coreografias de Magic Mike (2012) ou rir com a batalha de dança em As Branquelas (2004), por exemplo.
Seja como complemento da narrativa ou como parte da trama principal, a dança dá potência às histórias - além de se tratar de um interessante elemento visual para os filmes. No entanto, para um bom resultado, é preciso muito trabalho - e isso inclui várias aulas com profissionais.
+++LEIA MAIS: Como As Branquelas transformou 'A Thousand Miles' em um clássico?
Em 2016, La La Land: Cantando Estações chamou a atenção com os passos de dança afiados. Para as diversas cenas inesquecíveis, os astros tiveram que aprender coreografias de sapateado, incluindo transições e marcações para a filmagem ficar marcada na história do cinema.
Para celebrar o Dia Internacional da Dança, a Rolling Stone Brasil listou algumas cenas inesquecíveis de dança no cinema; confira:
+++LEIA MAIS: O Hip-Hop no TikTok: expansão da dança ou desvalorização do profissional? [ENTREVISTA]
Com nomes como John Travolta e Karen Lynn Gorney, o filme tem diversas cenas de dança ligadas à era disco - e a produção ainda é lembrada pelos passos. Contudo, conforme o diretor John Badham explicou posteriormente, não foi fácil para Travolta se soltar na discoteca.
Em entrevista ao Omelete, o cineasta explicou: “Dançar não era uma de suas [John Travolta] melhores virtudes quando começamos a trabalhar. Ele teve que treinar arduamente durante meses, com o coreógrafo Denny Terrio, para dominar os passos elaborados de Manero, que exigiam um preparo atlético tão grande quanto a invenção artística que demandava.”
De novo, John Travolta, ao lado de Olivia Newton-John, mostrou a habilidade na dança. Clássico do cinema, Grease — Nos Tempos da Brilhantina conta com romance, concurso de dança, música jaquetas de couro e saias rodas - e marcou diversas gerações.
Em Dirty Dancing, a dança acontece do início ao fim - e a produção também é relembrada até a atualidade pelos importantes números coreografados. Um dos momentos principais é a apresentação final de Patrick Swayze e Jennifer Grey - e é difícil não se impressionar.
O musical com Ryan Gosling e Emma Stone foi lançado em 2016, e tem cenas de dança brilhantes. Uma das coreografias que ganhou mais evidência foi a da música “Lovely Night”, realizada no parque Griffith, em Los Angeles.
A comédia dramática é protagonizada por Channing Tatum, um stripper veterano que tenta ensinar um jovem a arte da sedução por meio da dança. O filme ganhou uma sequência com cenas ainda mais complexas - e ganha destaque o momento no qual “Pony”, do cantor Ginuwine, é tocada:
A comédia estrelada Marlon Wayans e Shawn Wayans é considerada um clássico do besteirol pelas diversas cenas hilárias, no entanto, uma cena de dança também ganha evidência. Em um momento do filme, inicia-se uma batalha de dança em uma balada - e o momento é icônico.
+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL