Algumas produções brasileiras já concorreram como Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor e até mesmo Melhor Atriz
O Brasil não possui nenhuma produção concorrendo ao Oscar 2021, mas, mesmo assim, o país é conhecido por marcar presença em edições anteriores. Teve indicações emocionantes e significativas, como O Pagador de Promessas em 1963, e momentos frustrantes, como o de Fernanda Montenegro ao perder a estatueta para Gwyneth Paltrow.
Com longas indicados a Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Adaptado e até mesmo Melhor Diretor, a indústria cinematográfica brasileira conseguiu levar muitas produções ao reconhecimento mundial.
+++ LEIA MAIS: 9 brasileiros que votam no Oscar - e como chegaram lá [LISTA]
De Central do Brasil a Cidade de Deus, confira seis filmes brasileiros indicados ao Oscar:
Dirigido por Anselmo Duarte, O Pagador de Promessas concorreu como Melhor Filme Internacional na edição de 1963, mas perdeu para Les Dimanches de Ville d'Avray (1962). O longa conta a história de Zé do Burro (Leonardo Villar), quem faz uma promessa de carregar uma cruz até a igreja de Santa Bárbara após seu asno de estimação ser atingido por um raio.
+++ LEIA MAIS: Oscar 2021 divulga pré-indicados em nove categorias - e Brasil fica de fora da lista
A história sobre o sequestro de Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), embaixador dos Estados Unidos no Brasil, rodou o mundo e chegou ao Oscar. Indicado como Melhor Filme Internacional em 1998, foi dirigido por Bruno Barreto e é baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira.
Aclamado mundialmente, o emocionante filme de Walter Salles mostra a jornada de Josué (Vinícius de Oliveira) e Dora (Fernanda Montenegro), ex-professora e escrivã de cartas, em busca do pai do garoto. Central do Brasil foi indicado a Melhor Filme Internacional,e Montenegro, a Melhor Atriz no Oscar de 1999. Infelizmente, perdeu para Gwyneth Paltrow.
+++ LEIA MAIS: Parasita foi inspirado em filme de Sérgio Mallandro? 3 motivos para acreditar que sim
Dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund, é um dos filmes brasileiros mais premiados e reconhecidos no exterior. Contando a violenta história sobre o jovem Buscapé na favela carioca Cidade de Deus, concorreu como Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado no Oscar 2004.
Indicada como Melhor Animação em 2016, a produção de Alê Abreu participou de várias outras premiações em território nacional e no exterior. O filme mostra um mundo de pobreza e exploração de trabalhadores quando um menino vai à cidade grande para descobrir o novo mundo onde o pai mora.
+++ LEIA MAIS: Oscar 2020: Democracia Em Vertigem perde Melhor Documentário para American Factory
A diretora Petra Costa conseguiu levar a história brasileira ao Oscar 2020 com o documentário político Democracia em Vertigem (2019). Concorreu como Melhor Documentário em Longa-Metragem e foi a última produção brasileira a receber alguma indicação na premiação.
+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL