O feminismo passou a ser um tema cada vez mais comum nas produções adolescentes dos últimos anos
Na última década, o feminismo ganhou grande destaque na cultura pop e inspirou diversas narrativas e personagens. A popularidade do tema é bem visível em filmes e séries adolescentes, os quais, em um passado não muito distante, apostavam em estereótipos machistas e sexistas.
A estudiosa nada atraente, a garota rebelde "que não é como as outras" ou o jogador de futebol americano que consegue conquistar qualquer jovem são alguns arquétipos que foram substituídos por personagens autênticas com personalidades complexas e interessantes.
Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil listou seis filmes e séries adolescentes que exploram o feminismo, de maneira superficial ou aprofundada. Confira:
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
Anne é uma garota apaixonada pela vida e tenta aproveitar ao máximo a juventude, as amizades e a família. Ao longo dos episódios da série Anne With an E, ela demonstra estar a frente de seu tempo ao discordar do papel designado para a mulher na sociedade do final do século XIX.
Fora de Série, de Olivia Wilde, ganhou elogios da crítica por retratar uma típica história adolescente de ensino médio sem cair em estereótipos machistas. No filme, duas jovens estudiosas decidem aproveitar os últimos momentos antes da faculdade para se divertir em uma noite épica.
+++ LEIA MAIS: Anne with an E: 4 séries para matar saudade da produção cancelada pela Netflix
Sex Education acompanha a vida de Otis durante o ensino médio, mas conta com diversas personagens principais fascinantes, como Maeve, Aimee, Olivia, Ola e Ruby, as quais, em diversos momentos, demonstram apoio umas às outras apesar das diferenças.
Emily In Paris pode ser considerada uma série feminista, mesmo contando com alguns estereótipos de comédias românticas. Ao ser escolhida para representar a empresa na França, a protagonista bate de frente com ideias machistas, mesmo que elas venham de clientes poderosos.
A irmã mais nova de Sherlock Holmes, Enola, foi criada para lutar e se defender de ameaças - o que choca os irmãos mais velhos dela, os quais esperavam encontrar uma jovem donzela recatada ao visitarem a casa da mãe após anos afastados.
Recentemente, a Netflix lançou Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta, um filme com a proposta de explorar o feminismo característico do movimento punk Riot Grrrl sob a perspectiva de uma adolescente nos tempos atuais.
+++ LAGUM: 'BUSCAMOS SER GENUÍNOS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL