Tendo em vista a influência gigantesca do quarteto icônico, separamos algumas produções inspiradas no legado do grupo
Mesmo que o quarteto icônico formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starrtenha durado aproximadamente 10 anos, a influência que os Beatles exercem até hoje na indústria musical e cinematográfica é indiscutível. O impacto que eles causaram no mundo desde o surgimento foi um prelúdio de que seriam uma das maiores bandas de todos os tempos.
Com isso em vista, reunimos abaixo um histórico de filmes que reconheceram o poder incomparável das canções do quarteto e o carisma de cada um dos integrantes.
O pano de fundo do filme é o grupo The Rutles - uma paródia dos Beatles - formado por Eric Idle como Paul McCartney, Neil Innes inspirado em John Lennon, John Halsey brincando de Ringo Starr e Ricky Fataar como George Harrison.
O projeto, produzido nos Estados Unidos, foi um desastre nas classificações quando estreou em 1978, mas se tornou um fenômeno cult.
Robert Zemeckis, diretor de primeira viagem, mirou na histeria beatlemaníaca para fazer a comédia I Wanna Hold Your Hand, lançada em abril de 1978. Na narrativa, somos transportados à multidão esperançosa e caótica capaz de fazer tudo para ver os Beatles com os próprios olhos.
Dirigido por Michael Schultz, o projeto é um musical inspirado em um dos maiores álbuns dos Beatles, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, e foca na saga de uma banda fictícia tocada pelos Bee Gees e Peter Frampton.
A sequência de filmes sobre a beatlemania não foi coincidência. Os adultos queriam reviver a juventude e as gerações mais jovens desejavam experimentar o fenômeno singular que era ser fã dos Beatles em primeira mão. Um bom exemplo dessa vivência, é o filme Beatlemania.
The Rutles: All You Need Is Cash é uma sátira dos Beatles feita por pessoas que claramente amavam e entendiam o material do grupo. The Rutles 2 não é diferente. O filme segue como uma homenagem ao original de 1978 e apenas adiciona celebridades da época.
Os versos sobre saudade e revolução dos Beatles inspiraram Across the Universe, de Julie Taymor. Esse é um filme mais solene sobre a beatlemania e observa diferentes vidas de moradores de Nova York durante o período intenso da guerra do Vietnã, a crescente do rock and roll e a ascensão da inquietação política. Paul McCartney mesmo é um verdadeiro fã da produção.
Diferente dos citados acima, Yesterday tem uma abordagem diferente para captar a adrenalina da beatlemania: fez os fãs imaginarem como seria existir em um mundo que o icônico quarteto não existiu.
+++ LEIA MAIS: Filme sem os Beatles coloca Paul McCartney e John Lennon de volta nas paradas dos EUA