Antes de Elvis Presley e a revolução do rock na década de 50, a expressão já fazia sucesso em músicas do começo do século 20
A década de 1950 é conhecida pela revolução do rock and roll, mas muito antes dessa época o termo já existia, e era muito popular. Mais de 100 anos antes de Little Richard arrebentar no piano e Elvis ganhar os palcos, o rock and roll estava presente, com artistas começando o que seria o futuro da música.
+++LISTA: 8 discos de rock que a Rolling Stone amou nos anos 1970, mas você nunca ouviu falar [LISTA]
A expressão rock and roll, em tradução literal, significa "balançar e rolar". No entanto, ela costuma ser traduzida como dançar ou transar. O termo foi relacionado ao gênero musical muito tempo depois, no entanto; no século 20 o "rock and roll" já aparecia nas canções. A Loudwire separou sete músicas que, mesmo antigas, já falavam sobre esse "rock and roll". Confira:
A música é de 1890, mas foi gravada apenas em 1902 pelo Edison Male Quartet. Apesar de focar principalmente na letra, é uma canção divertida, e tem o trecho: “Rocking and rolling in your arms.”
"Camp Meeting Jubilee" é um reflexo do charme do começo do século 20, e mesmo sendo totalmente diferente do rock and roll dos anos 1950, a música não deixa de usar a expressão em todo o seu significado.
+++LEIA MAIS: 1950 e o rock: a década da música que mudou o mundo
A música de 1934 é das Boswell Sisters, e apesar do título, trata-se de um pop brega. Em uma transmissão de TV do grupo, o trio apareceu remando um barco e cantando a letra de “Rock and Roll".
As irmãs faziam parte dos artistas mais populares da década de 1930, e tinham pelo menos 20 músicas no topo das paradas de sucesso entre 1930 e 1936.
Em 1937, a cantora Ella Fitzgerald se uniu à Chick Webb Orchestra para fazer “Rock It For Me”. A canção é feliz, e conta com um trecho nostálgico para os amantes do rock: “So won’t you satisfy my soul with the rock and roll?” (em português, "então você não pode satisfazer minha alma com o rock and roll?").
A cantora de blues Trixie Smith lançou a música, escrita por Berni Barbour, em 1922. A canção serviu de inspiração para várias outras letras, como "Rock That Thing", de Lil Johnson e "Rock Me Mama" de Ikey Robinson.
"My Man Rocks Me" tem o trecho "My man rocks me with one steady roll", algo como "Meu homem me balança com um rolar constante."
+++LEIA MAIS: Freddie Mercury, Paul McCartney e Kurt Cobain: 12 vocais isolados do rock que vale a pena conferir [LISTA]
A música de Uncle Dave Macon é um country, e foi lançada com mais 11 canções no álbum Early Recordings, disponibilizado em 1971. O disco reúne gravações de Macon realizadas entre 1924-1925. Na canção, é cantado o trecho: "Don't she rock die-dee-o."
A canção é de 1928 e cantada por William Moore, músico do blues. Moore é descrito como "um guitarrista fácil, brilhante e incomum." A música foi regravada por diversos artistas, como Dave "Snaker" Ray, John Fahey, Stefan Grossman e Duck Baker.
Além disso, a faixa fala bastante sobre o "rock 'n' roll", como no trecho: "Everybody rock. Old folks rock/ Young folks rock. Boys rock. Girls rock/ Drop back, man, and let me rock/ Rock me, sis, rock me!/ Rock me 'til I sweat".
A música de Duke Ellington foi gravada em 1931, e se trata de um jazz instrumental. Ellington era compositor, pianista e líder de uma orquestra de jazz.