8 fatos sobre Edward Mãos de Tesoura que você provavelmente não sabia [LISTA]
O filme de Tim Burton ajudou a consolidar o estilo peculiar do diretor – e firmou parceria quase fixa com Johnny Depp
Redação
Edward Mãos de Tesoura (1990) é uma das melhores produções de Tim Burton. Chegou quando o cineasta já tinha dois títulos famosos – Beetlejuice (1988) e Batman (1989) – e ajudou a consolidar o estilo peculiar e único do diretor.
O filme conta a história de Edward (Johnny Depp), criado em laboratório por um cientista que morreu antes de terminá-lo. Mora sozinho em um castelo, até Peg Boggs (Dianne Wiest), uma típica mãe de subúrbio, encontrà-lo. Leva-o para casa, onde ele encanta toda a vizinhança – especialmente Kim Boggs (Winona Ryder).
Veja, abaixo, oito curiosidades sobre Edward Mãos de Tesoura:
Michael Jackson ator?
Esse foi o primeiro de muitos filmes de Tim Burton com Johnny Depp. Mas quase foi diferente: o diretor queria Michael Jackson como protagonista! Também foram cogitados, antes de Depp, Tom Cruise, Jim Carrey e Robert Downey Jr.
+++ LEIA MAIS: Como seria o Batman 3 de Tim Burton e por que o filme deu errado?
Filho querido
Tim Burton, responsável por Beetlejuice, Peixe Grande, Alice no País das Maravilhas e diversos outros, considera Edward Mãos de Tesoura sua criação preferida. Não é pouca coisa!
+++ LEIA MAIS: 7 fatos sobre Beetlejuice, do Tim Burton, que você provavelmente não sabia [LISTA]
Cinema mudo?
Edward é um personagem praticamente… Durante todo o filme, fala apenas 169 palavras. As expressões de Depp compensavam para a atuação, assim como os jogos de câmera de Tim Burton.
+++ LEIA MAIS: 8 fatos que você não sabia sobre Batman 3, o filme cancelado de Tim Burton [LISTA]
Tour histórico
As casinhas bonitinhas e iguaizinhas existem de verdade! O filme foi feito num bairro de Tampa, Flórida. Todas as casas foram pintadas nas cores pastel tão clássicas do filme. Durante as filmagens, os moradores ficaram em um hotel.
+++ LEIA MAIS:7 filmes da Disney que não parece, mas completam 10 anos em 2020 [LISTA]
Cult demais
O longa era considerado para “público restrito” (palavras chiques para “filme cult”). Por isso, estreou em apenas dois cinemas dos EUA – mas o sucesso subsequente o levou para centenas de salas. Arrecadou, ao todo, US$ 86 milhões.
Visual clássico
O visual sombrio de Edward – olheiras, descabelado, pele pálida – foi inspirado no filme O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene. O personagem principal é um sonâmbulo.
Edwards Mãos de Tesoura é, também, uma homenagem ao expressionismo alemão dos anos 1920, em toda a sua sombriedade, e ao cinema mudo.
Amizade de longa data
Este foi o primeiro filme de Tim Burton estrelado por Johnny Depp. Depois, o ator apareceu em outras sete produções do diretor: Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Noiva Cadáver (2004), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007), Alice no País das Maravilhas (2010) e Sombras da Noite (2012).
Cara de um…
Tim Burton convidou Robert Smith e The Cure para compor a trilha sonora. A banda, porém, não conhecia o diretor, então recusaram. Ironicamente, o vocalista é a personificação de um personagem do cineasta, em termos gerais!
+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL