8 filmes que levaram muitos anos para ficarem prontos: o ‘campeão’ demorou mais de 30
David Lynch, James Cameron e Terry Gilliam são alguns dos diretores que levaram anos para produzirem obras-primas de Hollywood
Redação
A produção de um longa-metragem, normalmente, leva alguns meses ou para ser realizada, desde o desenvolvimento do roteiro e escolha dos atores até a gravação das cenas, edição e lançamento do filme nos cinemas.
Porém, existem produções hollywoodianas que decidiram ousar e buscar a perfeição por meio de um longo processo de criação. Diretores célebres, como David Lynch e James Cameron, já dedicaram anos da carreira para criar uma obra-prima cinematográfica.
O site Screen Rant listou os principais filmes que precisaram um tempo de produção extraordinário para serem realizados e nós separamos 8 longa-metragens que levaram muitos anos para ficar prontos. Confira:
De Olhos Bem Fechados (1999)

Buscando alcançar a perfeição no último filme da carreira, Stanley Kubrick levou 15 meses consecutivos para gravar o longa De Olhos Bem Fechados. Segundo o Screen Rant, o elenco, protagonizado por Nicole Kidman e Tom Cruise, se dedicou fielmente ao filme apesar da exaustão causada pela rotina de gravação.
Dublê de Anjo (2006)

Dirigido por Tarsem Singh, Dublê de Anjo levou quatro anos para ser filmado e lançado em 2006. O longa foi gravado em mais de 20 países, além de utilizar sets de gravação sofisticados e figurinos elaborados.
+++ LEIA MAIS: Remake do clássico cult Duna é comparado a Star Wars e O Senhor dos Anéis
Eraserhead (1977)

Eraserhead começou a ser desenvolvido quando David Lynch ainda era um estudante de cinema no American Film Institute e levou cinco anos para ter todas as cenas do projeto gravadas. Lançado em 1977, o longa de estreia do diretor foi bem recebido pela crítica e considerado divisor de águas para o gênero de terror psicológico.
Cronos (1993)

Outro diretor que dedicou anos para desenvolver e lançar o primeiro filme da carreira é Guillermo Del Toro. Por causa das pausas nas gravações descontínuas e a falta de financiamento, Cronos levou oito anos para ser realizado. E apesar das críticas positivas em relação à obra, a exibição do longa não conseguiu arrecadar o necessário para cobrir os gastos e os empréstimos feitos pelos diretor.
+++ LEIA MAIS: Ewan McGregor e Tilda Swinton entram para elenco de Pinóquio de Guillermo del Toro
Boyhood (2014)

Indicado a seis categorias do Oscar 2014, Boyhood ousou e inovou ao levar 12 anos seguidos para ser gravado. O filme acompanhou a infância, adolescência e vida adulta do personagem Mason e o ator Ellar Coltrane, além de todo resto do elenco.
Avatar (2009)
![]()
O sucesso de bilheteria e crítica de James Cameron, Avatar, teve o roteiro finalizado em 1997, no mesmo ano em que o diretor lançou outro clássico de Hollywood, Titanic. Por causa da falta de tecnologia necessária para gravar o longa, o filme só conseguiu estrear 12 anos depois, em 2009.
O Homem que Matou Dom Quixote (2018)

O Homem que Matou Dom Quixote é uma das produções mais longas e cheias de reviravoltas de Hollywood. Terry Gilliam terminou o projeto originalmente em 1989, mas não conseguiu arrecadar dinheiro para desenvolvê-lo. Em 1998, o diretor chegou a filmar algumas cenas, mas teve o longa cancelado novamente. Apenas 29 anos depois, em 2018, o cineasta conseguiu produzir o filme e lançá-lo nos cinemas.
+++ LEIA MAIS: Longa-metragem sobre Dom Quixote enfrenta novas dificuldades
Thief And The Cobbler (1993)

A animação da Disney dirigida por Richard Williams teve a produção iniciada em 1960, mas o fundo de financiamento foi cortado e impediu a continuação das filmagens. Por três décadas, a equipe do longa gravou cenas de forma descontínuas. E a animação só foi lançada 33 anos depois, em 1993.
+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ – ANESTESIA