David Lynch, James Cameron e Terry Gilliam são alguns dos diretores que levaram anos para produzirem obras-primas de Hollywood
A produção de um longa-metragem, normalmente, leva alguns meses ou para ser realizada, desde o desenvolvimento do roteiro e escolha dos atores até a gravação das cenas, edição e lançamento do filme nos cinemas.
Porém, existem produções hollywoodianas que decidiram ousar e buscar a perfeição por meio de um longo processo de criação. Diretores célebres, como David Lynch e James Cameron, já dedicaram anos da carreira para criar uma obra-prima cinematográfica.
O site Screen Rant listou os principais filmes que precisaram um tempo de produção extraordinário para serem realizados e nós separamos 8 longa-metragens que levaram muitos anos para ficar prontos. Confira:
Buscando alcançar a perfeição no último filme da carreira, Stanley Kubrick levou 15 meses consecutivos para gravar o longa De Olhos Bem Fechados. Segundo o Screen Rant, o elenco, protagonizado por Nicole Kidman e Tom Cruise, se dedicou fielmente ao filme apesar da exaustão causada pela rotina de gravação.
Dirigido por Tarsem Singh, Dublê de Anjo levou quatro anos para ser filmado e lançado em 2006. O longa foi gravado em mais de 20 países, além de utilizar sets de gravação sofisticados e figurinos elaborados.
+++ LEIA MAIS: Remake do clássico cult Duna é comparado a Star Wars e O Senhor dos Anéis
Eraserhead começou a ser desenvolvido quando David Lynchainda era um estudante de cinema no American Film Institute e levou cinco anos para ter todas as cenas do projeto gravadas. Lançado em 1977, o longa de estreia do diretor foi bem recebido pela crítica e considerado divisor de águas para o gênero de terror psicológico.
Outro diretor que dedicou anos para desenvolver e lançar o primeiro filme da carreira é Guillermo Del Toro. Por causa das pausas nas gravações descontínuas e a falta de financiamento, Cronos levou oito anos para ser realizado. E apesar das críticas positivas em relação à obra, a exibição do longa não conseguiu arrecadar o necessário para cobrir os gastos e os empréstimos feitos pelos diretor.
+++ LEIA MAIS: Ewan McGregor e Tilda Swinton entram para elenco de Pinóquio de Guillermo del Toro
Indicado a seis categorias do Oscar 2014, Boyhood ousou e inovou ao levar 12 anos seguidos para ser gravado. O filme acompanhou a infância, adolescência e vida adulta do personagem Mason e o ator Ellar Coltrane, além de todo resto do elenco.
O sucesso de bilheteria e crítica de James Cameron, Avatar, teve o roteiro finalizado em 1997, no mesmo ano em que o diretor lançou outro clássico de Hollywood, Titanic. Por causa da falta de tecnologia necessária para gravar o longa, o filme só conseguiu estrear 12 anos depois, em 2009.
O Homem que Matou Dom Quixote é uma das produções mais longas e cheias de reviravoltas de Hollywood. Terry Gilliam terminou o projeto originalmente em 1989, mas não conseguiu arrecadar dinheiro para desenvolvê-lo. Em 1998, o diretor chegou a filmar algumas cenas, mas teve o longa cancelado novamente. Apenas 29 anos depois, em 2018, o cineasta conseguiu produzir o filme e lançá-lo nos cinemas.
+++ LEIA MAIS: Longa-metragem sobre Dom Quixote enfrenta novas dificuldades
A animação da Disney dirigida por Richard Williams teve a produção iniciada em 1960, mas o fundo de financiamento foi cortado e impediu a continuação das filmagens. Por três décadas, a equipe do longa gravou cenas de forma descontínuas. E a animação só foi lançada 33 anos depois, em 1993.
+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA