Filhos, casas, Woodstock, maconha, Beatles e mais: confira curiosidades sobre Bob Dylan, que completa 80 anos nesta segunda
Em 24 de maio de 1941, há exatos 80 anos, nascia Robert Allen Zimmerman, conhecido mundialmente como Bob Dylan. O cantor, compositor, escritor, ator, pintor e artista visual norte-americano se tornou uma das figuras mais importantes da cultura popular. Um ícone.
As músicas poéticas e de versos compridíssimos de Bob Dylan, repletas de protestos contra a Guerra do Vietnã e a favor dos direitos civis, influenciaram, praticamente, toda a geração do rock dos últimos 50 anos; na sonoridade e na mensagem; na atitude e na estética; seja feita por um violão ou por uma guitarra elétrica; com uma simples gaita ou somente recitada em cima de um palco.
Entre as obras eternizadas do músico no cancioneiro popular, estão "Like A Rolling Stone", "Blowin' In The Wind", "Tangled Up In Blue", "Mr. Tambourine Man", "Just Like A Woman", "Lay Lady Lay", "It's All Over Now Baby Blue", "Desolation Row" e "Hurricane". Todas compostas nas décadas de 1960 e 1970, auge criativo do cantor.
Para celebrar os 80 anos de Bob Dylan, o site da BBC listou algumas curiosidades sobre o músico que, provavelmente, nem todo fã sabe, e selecionamos oito delas; confira:
Quando jovem, Bob Dylan tocou piano e violão em várias bandas no colégio e nos acampamentos de verão. Os nomes de seus grupos eram The Jokers, The Shadow Blasters, The Golden Chords e The Rock Boppers.
Apesar de seu sucesso e impacto cultural, Bob Dylan nunca teve uma música que tenha chegado ao número um das paradas de sucesso no Reino Unido ou nos Estados Unidos.
+++LEIA MAIS: Como foi o primeiro show de Bob Dylan há 58 anos? [FLASHBACK]
Ícone da contracultura, Bob Dylan surpreendeu os fãs ao não aceitar tocar no festival de Woodstock, em 1969. O cantor morava em Woodstock na época, a cerca de 64 quilômetros de distância do festival, mas recebeu uma oferta melhor (35 mil libras) para ser a atração principal do festival da Ilha de Wight - com os Beatles o assistindo.
Bob Dylan foi o responsável por apresentar a maconha aos Beatles. Paul McCartney revelou à Uncut que os Fab Four estavam hospedados no mesmo hotel que o cantor e correram ao seu quarto para saber que cheiro "diferente" era aquele. "Todos dissemos: 'Nos dê um pouco! Então, essa foi a primeira vez que ficamos chapados", disse Macca.
Atualmente residindo em Malibu, na Califórnia, Bob Dylan possui 17 casas ao redor do mundo, de acordo com o biógrafo Howard Sounes. Uma delas fica, supostamente, nas montanhas escocesas, no interior da Escócia.
O único emprego normal de Bob Dylan foi como garçom em um restaurante após terminar o colegial, mas o astro gostaria de ter sido soldado, caso não tivesse rumado para a música. Em seu livro de memórias, Chronicles: Volume One (2004), ele escreveu que sempre se imaginou "morrendo em alguma batalha heroica ao invés de morrer em uma cama".
Bob Dylan é fã de hip-hop. Entre seus artistas preferidos estão Ice-T, Public Enemy, NWA e Run-DMC. "Eles são todos poetas e sabiam o que estava acontecendo", disse Dylan em entrevista. Alguns rappers consideram a música "Subterranean Homesick Blues", de 1965, uma das primeiras canções de rap moderno.
Jakob Dylan, um dos seis filhos de Bob Dylan, seguiu carreira de músico e montou a banda The Wallflowers. Na década de 1990, o grupo teve boa repercussão nas rádios e MTVs do mundo com o sucesso "One Headlight", e com o cover de "Heroes", de David Bowie, trilha do filme Godzilla (1998). No entanto, competir com o talento e o sucesso do pai abafou os planos da banda.
+++LEIA MAIS: Qual foi o primeiro nome artístico de Bob Dylan, e por que ele mudou?
+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL