A aventura clássica de Steven Spielberg foi lançada há 35 anos
A aventura clássica Os Goonies foi lançada há 35 anos. Produzido por Steven Spielberg, o filme foi um sucesso de crítica e de público.
Queridinho de muitas pessoas, o longa sempre traz um tom nostálgico e fantasioso para quem assiste. Apesar de ter sido lançado há muito tempo, tudo o que envolve a produção ainda parece ter um toque mágico que nos transporta de volta aos anos 1980.
+++ LEIA MAIS: Elenco de Goonies, incluindo Spielberg, se reúne pela primeira (e talvez última) vez
Pensando nisso, o site ScreenRant separou 9 fatos sobre Os Goonies que você provavelmente não sabia. Confira a lista:
No encerramento das filmagens, Sean Astin (Mikey) levou para casa o icônico mapa do tesouro como uma lembrança do set. Anos depois da estreia do filme, a mãe do ator achou o adereço e, sem notar o valor sentimental, jogou o mapa no lixo.
O navio do pirata Willy Caolho, The Inferno, foi construído especialmente para a produção. A embarcação demorou 2 meses e meio para ser feita - e foi inspirada no navio do filme O Gavião do Mar (1940).
Depois de finalizado, os atores não viram como o navio ficou. A ideia era colocar a reação original deles no filme, mas esse plano não foi para frente. Isso porque durante a gravação, Josh Brolin gritou um palavrão. Dessa forma, a equipe precisou refilmar a cena.
Com o filme encerrado, foi dada a possibilidade de alguém ficar com a construção. Como ninguém a reclamou, ela foi destruída.
Muitos personagens extras e figurantes do filme foram interpretados pela equipe de produção - inclusive por integrantes da família dela. O pai do Bocão, por exemplo, é interpretado por um câmera. Enquanto isso, a própria mãe do ator Jeff Cohen faz o papel da mãe de Gordo.
Até o diretor Richard Donner aparece no filme como um policial.
+++LEIA MAIS: Corey Feldman, de Os Goonies, alcança top 20 com música sobre abuso sexual
Sloth foi interpretado pelo ex-NFL John Matuszak. O visual do personagem é bem característico e a maquiagem demorava 5 horas para ser feita - todo dia.
Na hora das filmagens, um controle remoto operava mecanicamente o movimento do olho do personagem.
+++ LEIA MAIS: O 'roteiro secreto' de Goonies 2 - e aqui está a arte conceitual do filme
Alguns palavrões são pronunciados 20 vezes ao longo do filme. Para evitar uma classificação indicativa rígida, as palavras inadequadas eram posicionadas estrategicamente. Assim, durante a edição, sons do ambiente e ruídos podiam abafar as falas com palavrões.
No filme, o público vê as crianças assistindo na MTV o clipe de Cyndi Lauper para a música "The Goonies 'R' Good Enough". No entanto, o vídeo com a cantora só foi feito seis meses depois do encerramento da produção do longa.
Isso significa que os Goonies viram outro clipe no momento da filmagem, que foi trocado pelo vídeo de Lauper na pós-produção.
Uma cena original do roteiro incluía um polvo gigante. Nela, o animal ataca as crianças. Apesar de ter sido cortado, o encontro com a criatura é mencionado no final do filme.
O final original de Christopher Columbus era bem diferente do que vimos nos cinemas. O plano inicial revelava como Mike e a família voltaram para casa, onde Rosalita encontraria a sacola de joias enquanto lavava a roupa.
O final foi alterado para mostrar todos os personagens se reunindo com os pais na praia - além de mostrar a partida do navio pirata.
O aniversário do diretor Richard Donner foi na última semana de filmagens. Ele esperava por recepções mais calorosas da equipe, mas recebeu comportamentos mais frios e distantes.
No encerramento da produção, Donner viajou para o Havaí, onde tinha uma casa de férias. Para a surpresa dele, todo o elenco estava reunido na residência para comemorar o projeto. Steven Spielberg levou todos os atores para a propriedade do diretor secretamente - e ainda pediu para ninguém dizer a Donner sobre os planos e tratá-lo mal.
+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO