Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / OPINIÃO

'A Igreja é muito teatral,' diz Isabella Rossellini sobre o que faz de Conclave um filme divertido

A atriz italo-americana interpreta a Irmã Agnes no longa-metragem de suspense que narra o processo de escolha de um novo papa

Isabella Rossellini em Conclave (Foto: ©Focus Features/Courtesy Everett Collection)
Isabella Rossellini em Conclave (Foto: ©Focus Features/Courtesy Everett Collection)

Conclave (2024), o mais recente longa-metragem dirigido por Edward Berger, explora um dos processos mais importantes — e misteriosos — da Igreja Católica: a seleção de um novo papa. Em entrevista ao Los Angeles Times, a atriz italo-americana Isabella Rossellini, responsável por interpretar a Irmã Agnes no filme declarou que a princípio considerou o roteiro “muito interessante e muito intelectual” e disse que o filme é divertido porque “Igreja Católica é tão teatral.”

Nascida e criada em Roma, a artista ainda refletiu sobre a importância da instituição. Ela falou sobre como a Igreja é importante para reunir pessoas de todo o mundo - ela não descartou as controvérsias históricas, no entanto. “Roma era uma grande capital, mas muito provinciana na época,” disse Rossellini.

+++LEIA MAIS: Ator de Voldemort sai em defesa de J.K. Rowling: 'O abuso verbal dirigido a ela é nojento'

“O Vaticano era onde você encontrava bispos e freiras das Filipinas, da América do Sul, da África. As universidades e as escolas católicas eram as que ofereciam línguas estrangeiras e diversidade. Você tinha muitas origens diferentes, muitas raças diferentes, muitas culturas diferentes. Como romano, você sempre olhou para o Vaticano como um lugar de grande encontro internacional,” disse.

Rossellini ainda contou que ela e os colegas de elenco Stanley Tucci e John Lithgow fora ao Vaticano para compreender a escala do drama que o filme exigia. “Foi importante porque, por meio da teatralidade da igreja, como eu disse, você entende o que eles querem dizer.”

“Por meio da representação deles na igreja e da grandeza da catedral e da grandeza de São Pedro, é extraordinário e humilhante. Tantas vidas, tanta história, todos vivendo as mesmas dúvidas. E a igreja te lembra disso: para onde vamos depois da morte? A igreja católica tenta celebrar o mistério abraçando você nisso.

+++LEIA MAIS: Stanley Tucci não vence disputa de careca mais sexy do mundo e fãs ficam desapontados

Conclave chega aos cinemas brasileiros em janeiro de 2025. Confira o trailer abaixo: