NOVIDADE

A Própria Carne, filme de terror do Jovem Nerd, é baseado em uma história real?

Com estreia marcada para hoje, 30, o filme de terror de época se passa durante a Guerra do Paraguai

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

A Própria Carne, filme de terror do Jovem Nerd, é baseado em uma história real
A Própria Carne, filme de terror do Jovem Nerd, é baseado em uma história real - Crédito: Reprodução

A Própria Carne, o aguardado longa nacional de terror dirigido por Ian SBF (Entre Abelhas) e produzido por Deive Pazos e Alexandre Ottoni, do Jovem Nerd, chega com exclusividade aos cinemas da Rede Cinemark nesta quinta-feira, 30 de outubro.

O filme tem gerado muita curiosidade, principalmente por misturar o gênero de terror com um período histórico pouco explorado no cinema nacional. Quem vê o trailer se pergunta: a história é real? Descubra a seguir!

Qual é a história de A Própria Carne?

Em 1870, durante a Guerra do Paraguai, três soldados desertores buscam apenas sobreviver. Eles encontram um refúgio aparente em uma casa isolada na fronteira, habitada por um fazendeiro misterioso e uma jovem. No entanto, o abrigo logo se revela um pesadelo quando segredos macabros vêm à tona, forçando os soldados a enfrentar um terror muito pior do que a guerra que deixaram para trás.

Quem está no elenco de A Própria Carne?

O filme é uma coprodução da Neebla e da Nonsense Creations (do Jovem Nerd). O elenco principal é formado por Luiz Carlos Persy , Jorge Guerreiro, Jade Mascarenhas, George Sauma e Pierri Baitelli . A direção é de Ian SBF, que assina o roteiro ao lado de Alexandre Ottoni e Deive Pazos, com colaboração de Leonel Caldela.

Afinal, A Própria Carne é baseado em uma história real?

Não, A Própria Carne não é baseado em uma história real, mas sim uma obra de ficção histórica. O filme utiliza o cenário real e brutal da Guerra do Paraguai como pano de fundo para criar uma trama de terror original e claustrofóbica.

Durante uma entrevista exclusiva à equipe do Aventuras na História, Ian e Alexandre falaram sobre a parceria o nascimento dessa parceria entre eles e mais detalhes sobre como foi levar esse projeto as telonas.

“E eu também faço muito, fiz muita comédia, fiz muitas outras coisas, e eu estava com muita vontade, em algum momento, de chegar no terror. E tanto que eu tinha já um primeiro tratamento escrito. Então eu acho que a vida deles e a minha, e as coisas também que a gente já fazia junto, aos pouquinhos, acho que tudo foi nesse momento que a gente chegou e aconteceu isso”, aponta o diretor.

Vale lembrar que, os personagens, como os soldados desertores e os misteriosos habitantes da casa, são criações dos roteiristas. A inspiração foi usar um contexto histórico denso do Brasil para construir uma mitologia de terror autêntica, filmada em Farroupilha (RS), sem se basear em lendas ou mitos pré-existentes. O filme, que já passou pelo Festival do Rio, também foi selecionado para o Filmquest, um festival internacional de cinema de gênero nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: Quanto custam os ingressos para o show do Megadeth no Brasil?

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: A Própria Carne, Jovem Nerd