Interessados podem concorrer a seis categorias; as inscrições são gratuitas e abertas para artistas do mundo inteiro
O icônico Abbey Road Studios, de Londres, anunciou nesta quinta-feira, 30, a abertura das inscrições para o Abbey Road Music Photography Awards. Competição internacional que empodera, promove e apresenta uma comunidade global de fotógrafos de música, o MPAs está agora em seu terceiro ano e continua a ser o único prêmio global de fotografia de música.
Os vencedores serão revelados e celebrados em uma cerimônia oficial no dia 3 de outubro, realizada no Abbey Road.
O MPAs nasceu do desejo de apoiar talentos da fotografia em todo o mundo e de destacar as imagens que moldam a cultura e que definirão a iconografia musical para as próximas gerações.
O próprio Abbey Road Studios é o local de uma das imagens musicais mais icônicas de todos os tempos — como evidenciado pelas filas de pessoas esperando para tirar sua foto na famosa faixa de pedestres todos os dias.
A competição tem inscrições gratuitas e abertas a todos. A premiação de 2023 atraiu mais de 16 mil inscritos de 30 países diferentes, além de 1,5 milhão de visitantes para uma exposição no Outernet London. O concurso viu ainda vários de seus vencedores conseguirem sessões de fotos de alto perfil e oportunidades como resultado das nomeações.
Com uma plataforma própria e fornecendo oportunidades educativas e de networking ao longo do ano para a comunidade global de fotografia, o MPAs se tornou muito mais do que uma cerimônia de uma noite.
Ver essa foto no Instagram
Desde conselhos de especialistas, palestras gratuitas, revisões de portfólio e workshops práticos, até uma exposição ao ar livre de uma semana no principal espaço multimídia de Londres, o Outernet, e eventos regionais em todo o Reino Unido, o Abbey Road Studios está comprometido em apoiar a comunidade criativa e fotógrafos de todos os níveis.
A inscrição pode ser feita por meio do site do MPAs a partir de hoje e seguirá até 18 de julho. Os prêmios incluem mentoria com especialistas da indústria como Rankin e Sacha Lecca, exposições e oportunidades práticas de sessões de fotos.
Ver essa foto no Instagram
O painel de jurados de 2024 é uma verdadeira coleção de poderosos nomes das indústrias criativas. Liderado pelo juiz fundador do MPAs, o renomado fotógrafo britânico, editor e diretor de cinema Rankin (Madonna, Björk, Miley Cyrus), o painel inclui os fotógrafos norte-americanos Raven B Varona (Adele) e Pooneh Ghana (Olivia Rodrigo, Beck, The Strokes), os fotógrafos britânicos Ashley Verse (Stormzy, Pusha T, Tom Grennan) e Sam Rockman (Olivia Rodrigo, English Teacher, Bklava), o editor de Desenvolvimento Criativo da Vanity Fair, David Friend, o primeiro Artista Residente do Abbey Road, Jordan Rakei, a vocalista do Gossip e ícone da moda, Beth Ditto, Jason Williamson, do Sleaford Mods, o músico de jazz indicado ao Mercury, Moses Boyd, a artista e drag queen Bimini e a Diretora de A&R da Decca Records, Rachel Holmberg.
O aclamado fotógrafo Simon Wheatley se juntará ao painel de jurados para a categoria Underground Scenes. Esse estimado painel debaterá os vencedores de cada categoria, chegando a uma decisão mútua para cada prêmio.
Antes do dia da avaliação, uma lista de finalistas é criada por um comitê de especialistas em fotografia. O painel de seleção é liderado por Sacha Lecca (Rolling Stone EUA), e conta com os fotógrafos Charlotte Patmore (Sam Fender, Clairo, i-D & CRACK), Katy Cummings (You Me At Six, The Hunna e NME), Phoebe Fox (Blur, The Strokes, Madison Beer, BBC) e Anthony Pham, vencedor do prêmio Music Moment Of The Year no MPAs de 2023.
Existem seis categorias abertas a todos e três categorias cujos vencedores são nomeados e escolhidos pelo painel de jurados.
Abertas para inscrições:
● Undiscovered Photographer of the Year (Com apoio da Adidas)
● Music Moment of the Year (Com apoio do Outernet e votação do público)
● Live Music Award
● Underground Scenes Award
● Making Music Award
● Jazz: The Rebirth of Cool
Categorias de convidados (nomeadas e escolhidas pelo painel de jurados):
● Portrait
● Editorial
● ICON