Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Abbey Road ou Let It Be? Qual foi o último disco dos Beatles?

Tentamos desvendar o mistério que assola a carreira de uma das maiores bandas de todos os tempos

Rob Sheffied, Rolling Stone EUA Publicado em 11/08/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

E aí, qual é o último disco dos Beatles? Abbey Road ou Let It Be? Se você é fã da banda, as chances de já ter debatido essa questão com alguém são bem altas. Abbey Road foi o último que eles gravaram, mas Let It Be foi o último a ser lançado.

Então devemos dizer que o maior grupo de todos os tempos se despediu do público com "Her Majesty" ou com "Get Back"? A história termina com Paul McCartney dizendo "Someday I’m gonna make her mine", ou com um John Lennon esperançoso falando "I hope we passed the audition"?

+++Leia mais: Há 50 anos, os Beatles atravessavam a Abbey Road a pé e criavam uma das capas mais icônicas da história

Esse é um questionamento filosófico bem recorrente, e que pode até decidir qual tipo de fã você é. Pode parecer um debate arcano, mas realmente importa. Porque são os Beatles.  Então vamos lá.

O caso de Le It Be: foi lançado em 1970, ou seja, depois de 1969. O caso de Abbey Road: (1) virtualmente, Let It Be já estava pronto antes das sessões de Abbey Road sequer começarem; (2) Abbey Road soa mais como um disco clássico dos Beatles; (3) "I Want You (She’s So Heavy)" foi a última vez que todos os integrantes tocaram juntos no estúdio; (4) a última música em Abbey Road chama "The End"; (5) a não ser por "Her Majesty"; (6) voltar com tudo após o fracasso de Let It Be foi o que motivou o espírito de equipe em Abbey Road; (7) "Her Majesty" é incrível.

+++Leia mais: Abbey Road: Saiba quem é o homem que aparece ao fundo na icônica capa dos Beatles

Em outras palavras: sentimentalmente, Abbey Road soa como o último. Mas se pensarmos pela cronologia pura e fria, isso é bem questionável, já que todos os Beatles estavam trabalhando em Let It Be depois que Abbey Road já havia sido lançado.

Outra questão a ser levada em conta, é se Let It Be pode realmente ser chamado de disco. Há quem diga que é "apenas um projeto", assim como Yellow Submarine.

No fim das contas, Let It Be é o disco final dos Beatles, mas só se for considerado um disco. É possível argumentar que ele não é o último álbum dos Beatles, mesmo aceitando-o como um disco? Não. Então a minha conclusão relutante é: eu prefiro Abbey Road, e é ele que me vem à mente quando penso no fim da banda. Mas Let It Be é o último álbum dos Beatles.

LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019