O clássico dos Beatles ganhou em setembro (data do aniversário de 50 anos) uma reedição deluxe com 40 faixas
Não só Abbey Road, dos Beatles, está entre os discos mais amados da crítica - ocupa a posição 14 da lista dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos da Rolling Stone - mas também é um dos mais lucrativos para a banda. Apesar de ter sido escrito quando o grupo estava prestes a se separar, o álbum foi um ponto forte comercialmente, e ficou 11 semanas no 1º lugar da Billboard 200 depois de seu lançamento em setembro de 1969.
Agora, 50 anos depois, Abbey Road ainda vende. O disco ficou em 3º lugar do Rolling Stone Top 200 Albums nesta semana graças a um relançamento “super deluxe” de 40 faixas lançado pelo Abbey Road Studios e Universal Music Group para celebrar o aniversário do álbum.
+++ LEIA MAIS: 50 anos de uma obra-prima: 9 curiosidades sobre Abbey Road, dos Beatles [LISTA]
O disco teve um grande número de vendas na semana entre 27 de setembro e 3 de outubro: 61 mil cópias, e 6.1 milhões streaming de música on-demand. Para comparar, o disco que está em primeiro lugar (Kirk, DaBaby) vendeu na semana de estreia 7.4 mil cópias, mas teve 172,8 milhões de streams.
O relançamento do Abbey Road tem as versões originais das 17 faixas do disco original, remixadas pelo produtor Giles Martin e Sam Okello, e outras 23 gravações que incluem sessions e demos. O Abbey Road Studios fez lançamentos similares para os 50 anos de White Album e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.