Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Aerosmith vira tema de jogos lotéricos

Raspadinhas baseadas em marcas da banda, como a canção "Dream On", terão prêmios que podem chegar a show privado

Da redação Publicado em 12/05/2009, às 15h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Na linha "inovar, e sempre" - essencial para quem quer sobreviver na combalida indústria fonográfica de hoje -, o Aerosmith prepara uma espécie de "cassino" para os fãs. Segundo a revista Billboard, a editora do grupo, Primary Wave Music, fechou um acordo com a companhia GTECH, especializada em desenvolver jogos lotéricos para operadoras estatais e privadas. A ideia é lançar uma série de jogos baseados em "Dream On" e outras músicas de catálogo da banda. Os prêmios variam de passes ao backstage a tíquetes para a primeira fila - o grande vencedor pode, inclusive, ganhar um concerto privado.

A GTECH já criou produtos do gênero para marcas como Os Três Patetas, World Series of Poker e a mesma Billboard. A proposta do Aerosmith pode significar a porta de entrada para o mundo do rock 'n' roll - que, por ora, alia o verbete "jogo" a franquias como Rock Band e Guitar Hero (que, em junho de 2008, escolheu o próprio Aerosmith como tema do sexto título da franquia). A EMI também quer investir nesse mercado: recentemente assinou um contrato com a Pollard Banknote para investir em jogos lotéricos igualmente inspirados em música (o prêmio, no caso, pode incluir de dinheiro a download de álbuns e ring tones).

O pacotão oferecido pela companhia abrange jogos, prêmios e material de marketing - incluindo as famosas "raspadinhas", com design inspirado em canções, logo e imagens da banda (a empresa já teria desenhado mais de 25 modelos). A faixa "Dream On", presente no disco de estreia do grupo norte-americano, o homônimo Aerosmith (1973), foi escolhida como tema da campanha de marketing. O aviso está dado: "sonhe à vontade", fãs de Steven Tyler e cia., pois vocês podem ser sorteados para ganhar prêmios que incluem ingressos para a primeira fila, souvenires especiais e "passaportes" para o backstage dos shows da banda. Ainda em estudo, o prêmio máximo pode vir a ser uma apresentação customizada da banda, feita apenas para o vencedor.

Para o diretor do departamento de marketing da Primary Wave, Adam Lowenberg, trata-se da banda-cobaia ideal para o novo investimento. "Ela está bastante interessada em estabelecer novos precedentes, seja no Guitar Hero, seja no Rock & Roll Roller Coaster (montanha-russa com temática "aerosmithiana", inaugurada em 1999, nos estúdios Disney da Flórida, e depois replicada no parque francês da Disney)... ou, voltando na história, ao misturar rock e rap."

A GTECH, no entanto, se interessou menos pela sede de pioneirismo e mais pelo "potencial lotérico" dos fãs da banda. Para a companhia, os vocais de Steven Tyler vão funcionar como canto da sereia para que homens, pessoas de meia-idade e classes mais baixas gastem em cartelas. O grupo já recebeu pagamento adiantado pela empreitada. Se as vendas forem bem, levam um extra. Pode vir a calhar, com o prejuízo recente do Aerosmith, que gastará mais de R$ 7 milhões em um concerto gratuito no Havaí - tudo para serenar os ânimos de fãs revoltados com o cancelamento de um show da banda, em 2007.