Com previsão de lançamento para março, terceiro álbum da banda se chama São Paulo Não É Sopa e tem participações de Tássia Reis, Luísa Maita e As Bahias e a Cozinha Mineira
Foi no topo de uma colina escarpada, às margens de um colégio jesuíta feito de taipa de pilão, que nasceu São Paulo. Com o passar do tempo, o provinciano vilarejo transformou-se em uma megalópole caótica, saturada de mazelas sociais.
No entanto, se o crescimento desenfreado ressaltou as desigualdades e os problemas urbanos, a ele também podemos atribuir a pluralidade cultural, responsável por fomentar o imaginário de artistas como Tom Zé, Adoniran Barbosa e Alcântara Machado. Pautado nessa “dualidade paulistana”, o Aláfia prepara para o primeiro semestre de 2017 um disco conceitual sobre a eterna “Pauliceia Desvairada”, cunhada no livro homônimo de Mário de Andrade.
Com uma abordagem lírica e sonora que se distancia dos antecessores, Corpura (2015) e Aláfia (2013) – calcados em questões como negritude, ancestralidade e nas tradições rítmicas do candomblé –, São Paulo Não É Sopa apresenta texturas até então inexploradas pelo grupo, conforme ressalta Eduardo Brechó. “A essência ainda está ali, mas procuramos trazer novas possibilidades de som, como elementos da música eletrônica”, declara o guitarrista e diretor musical, que ao lado de Jairo Pereira e Xênia França também integra a tríade de vocalistas do coletivo.
Apesar das diferenças na feitura e concepção do disco, Brechó não interpreta São Paulo Não É Sopa como uma ruptura completa em relação ao que ele e os companheiros produziram anteriormente. Para o artista, o próximo trabalho surge como um desdobramento natural dos dois álbuns anteriores, como uma “forma de apresentar novas vertentes do Aláfia”. “Não estamos pensando em mudar, em romper com o lance estético da banda. Estamos mostrando outra cara, mas a raiz continua a mesma”, declara.
Previsto para março, São Paulo Não É Sopa foi gravado entre os meses de outubro e novembro de 2015 no Red Bull Studio São Paulo. O terceiro disco do Aláfia traz participações especiais de nomes como Tássia Reis, Luísa Maita, As Bahias e a Cozinha Mineira e o percussionista João Parahyba.
Nesta terça, é divulgado com exclusividade no site da Rolling Stone Brasil um teaser de uma das músicas do álbum, “Liga nas de 100”. Assista abaixo.