Alavancadas por Arctic Monkeys e Jack White, vendas de vinil batem recorde no Reino Unido

AM foi o álbum mais vendido do ano no formato, seguido por Lazaretto

Redação

Arctic Monkeys em São Paulo
Arctic Monkeys em São Paulo - Stephan Solon / Move Concerts

O Reino Unido quebrou o recorde de vendas de vinil em 18 anos. Desde 1996, o número de cópias comercializadas não ultrapassa a marca de 1 milhão no país. Em 2013, o total de vendas foi de 780 mil, e este ano, com o mercado de natal aquecido, o número pode chegar a 1,2 milhão. As informações são do The Guardian.

Edição 98 – Capa de aniversário da Rolling Stone Brasil analisa o futuro após o revolucionário lançamento do disco do U2.

De acordo com o BPI (British Phonographic Industry), os discos que ajudaram a alavancar as vendas foram AM, lançado pelo Arctic Monkeys no ano passado (e o mais vendido deste ano), a estreia autointitulada do Royal Blood e o novo disco do Pink Floyd, The Endless River – que vendeu 6 mil cópias na primeira semana e bateu o recorde de 1997.

Ainda se destacam a coletânea Nothing Has Changed, de David Bowie – mais vendido nesta semana – e o único norte-americano a figurar entre os primeiros lugares, Jack White, com Lazaretto, o segundo disco mais vendido em vinil do ano no Reino Unido. O mais recente álbum de White, aliás, foi o vinil mais vendido em 20 anos no mundo todo, rendendo 60 mil cópias.

Galeria: dez maneiras inusitadas de se lançar um disco.

A pesquisa divulgada nesta quinta, 27, entretanto, ainda revela que as vendas no formato LP totalizam apenas 2% do mercado britânico. Os CDs possuem a marca de 64% e as vendas digitais somam cerca de 35%.

TAGS: 1 milhão, 2 milhão, 780 mil, AM, arctic monkeys, BPI, british phonografic industry, CDs, david bowie, di, guardian, jack white, Lazaretto, música, nothing has changed, pink loyd, recorde, Reino Unido, royal blood, streaming, the endless river, U2, Vinil