Ross Addiego, Doran Curtin e Reese Price afirmam que estavam no momento em que Alec Baldwin baleou Halyna Hutchins
Alec Baldwin e produtores de Rust são processados por três integrantes da equipe de produção do filme por causar ansiedade, depressão e TSPT (transtorno de estresse pós-traumático), segundo informações da People.
O argumento dessas três pessoas, identificadas como Ross Addiego, Doran Curtin e Reese Price, diz que o tiroteio fatal na diretora de fotografia Halyna Hutchins em 2021 causou-lhes lesões físicas e psicológicas. O processo, responsável por alegar negligência e imposição intencional de sofrimento emocional, foi aberto na última sexta, 24, nos Estados Unidos. Os acusados são Baldwin e as empresas El Dorado Pictures e Rust Movie Productions LLC.
+++LEIA MAIS: Pena de tiroteio de Alec Baldwin no set de Rust pode ser reduzida
"Essas lesões foram causadas pela falha dos réus em seguir as regras de segurança da indústria," diz o processo, segundo relatório da People. "Os réus cortaram atalhos; ignoraram relatos de vários disparos de armas de fogo sem roteiro; e persistiram, correram e faltaram funcionários para terminar o filme."
Todos os três acusadores relataram testemunhar o momento no qual Hutchins foi baleada, assim como experimentaram "lesões de explosão" do som da arma dentro da pequena igreja na qual filmavam a cena que acabou em tragédia.
+++LEIA MAIS: Rust encerrará as filmagens em meio a processo contra Alec Baldwin
Além disso, Jacob G. Vigil, advogado de Addiego, Curtin e Price, emitiu comunicado ao site: "A produção do filme de faroeste pesado exigiu um especialista em armas de fogo experiente e uma liderança preocupada com a segurança." Alec Baldwin ou representantes ainda não responderam às acusações.
Rust não tinha nenhum dos dois. Em vez disso, os produtores contrataram um armeiro inexperiente e definiram líderes com histórico de violações de segurança.
Vale destacar como a denúncia ainda afirma como Ross Addiego aplicou os primeiros socorros ao diretor Joel Souza, que também foi atingido pelos tiros. Enquanto isso acontecia, Doran Curtin via tudo em choque, supostamente, quando Halyna Hutchins "agarrou abdômen dele."
+++LEIA MAIS: Rust: Alec Baldwin temeu ataque dos apoiadores de Trump após tiro no set
"Curtin colocou as mãos no estômago de Hutchins, tentando encontrar a fonte da dor de Hutchins e descobrir o que acontecia," continuou o processo. "Enquanto o caos continuava, Curtin foi conduzido para fora da igreja. Uma vez do lado de fora, desmaiou com os efeitos da explosão e o choque do tiroteio."
[Ross Addiego, Doran Curtin e Reese Price] buscaram apoio de forma independente para lidar com os ferimentos, que incluem, entre outros, insônia, ansiedade, depressão e sintomas de transtorno de estresse pós-traumático.