Prêmio inglês que escolhe melhor álbum britânico revela seus doze indicados
Foram revelados nesta quarta-feira os indicados ao prêmio Mercury Prize, que seleciona o melhor álbum britânico e irlandês do ano. O anúncio dos 12 escolhidos desta 21ª edição foi realizado no London Hospital Club. O vencedor será conhecido no dia 1º de novembro.
Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!
Nesta nova edição, o rock de guitarra dá as caras com quadro indicações: The Maccabees (da foto, que virá para o Brasil tocar no Planeta Terra Festival, em outubro), Django Django, Alt-J e Field Music. Possivelmente um reflexo da vitória do disco de PJ Harvey e seu Let England Shake contra o álbum 21, de Adele.
O site do semanário inglês NME confirma a tese ao apontar o quarteto Alt-J como favorito aos R$ 65 mil dados ao vencedor com o álbum Na Awsome Wave, lançado em maio deste ano. Na matéria, a banda é chamados de “o novo Radiohead”.
Desde 1992, o Mercury Prize tem alternado resultados ora questionáveis, ora incontestáveis. Oasis e Blur, célebres figuras do britpop, por exemplo, nunca levaram o prêmio. Em compensação, os hoje idolatrados Screamadelica, do Primal Scream, ou Different Class, do Pulp, saíram vencedores.
Franz Ferdinand, Anthony and the Johnson, Klaxons, Elbow, Speech Debelle, The xx, além de PJ, levaram os últimos sete prêmios.
Veja, abaixo, a lista completa de nomeados da edição de 2012:
Alt-J – An Awesome Wave
Richard Hawley – Standing On The Sky’s Edge
Plan B – Ill Manors
Sam Lee – Ground Of Its Own
Lianne La Havas – Is Your Love Big Enough?
Django Django – Django Django
The Maccabees – Given To The Wild
Ben Howard – Every Kingdom
Jessie Ware – Devotion
Roller Trio – Roller Trio
Field Music – Plum
Michael Kiwanuka – Home Again