A ginasta romena ficou com o terceiro lugar na final do solo na ginástica artística após determinação da Corte Arbitral do Esporte
A ginasta romena Ana Barbosu recebeu nesta sexta-feira, 16, a medalha de bronze pela final do solo da ginástica artística. Ela foi premiada na Casa Olímpica em Bucareste, na Romênia, onde recebeu a medalha das mãos de Octavian Morariu, membro do Comitê Olímpico Internacional, e o pôster e mascote dos Jogos Olímpicos de Paris de Mihai Covaliu, presidente do Comitê Olímpico e Esportivo da Romênia.
Ver essa foto no Instagram
O Primeiro Ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, ainda entregou um buquê de flores à atleta. “A justiça foi feita na entrega das medalhas”, comentou Morariu ao final da cerimônia. Medalhistas do país receberam carro, seguro de vida e plano de saúde válido por quatro anos como prêmios pelo desempenho nas Olimpíadas.
Obrigada a todos que adicionaram um pouco de bronze a esta medalha. Neste momento, não posso deixar de pensar também em Sabrina [Maneca-Voinea] e Jordan. É uma situação difícil para nós, com tantas incertezas e emoções avassaladoras. Não fizemos nada de errado nos Jogos Olímpicos. O espírito olímpico é mais importante do que qualquer mal-entendido entre as autoridades, quero acreditar que chegará o dia em que nós três receberemos a medalha de bronze. - Ana Barbosu
Ver essa foto no Instagram
A cerimônia seguiu todos os protocolos olímpicos e ocorreu após Jordan Chiles, ginasta do Estados Unidos, devolver sua medalha de bronze.
+++LEIA MAIS: Jordan Chiles comenta recurso negado pela medalha de bronze: 'Decisão injusta'
Jordan Chiles ficou sem a medalha de bronze após a Corte Arbitral do Esporte aceitar recurso de ginastas romenas no último sábado, 10. Ana Barbosu e Sabrina Maneca-Voinea tiveram pontuação superior à de Chiles na final feminina do solo na ginástica artística.
O Comitê Olímpico Internacional declarou no domingo, 11, que a medalha de Chiles deveria ser devolvida e realocada para Barbosu, atleta da Romênia que ficou com o terceiro lugar por critério de desempate.
Rebeca Andrade e Simone Biles permanecem com o ouro e a prata, respectivamente.