Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Anitta discute com deputado sobre direitos autorais em live

A cantora fez uma transmissão ao vivo na última terça, 5, para discutir a emenda proposta por Felipe Carreras, do PSB

Redação Publicado em 06/05/2020, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anitta (Foto: Pedro Fiúza Nur / PhotoSipa USA / AP)
Anitta (Foto: Pedro Fiúza Nur / PhotoSipa USA / AP)

Na última terça, 5, Anitta promoveu uma live com Felipe Carreras, deputado do PSB em Pernambuco, para falar sobre a emenda proposta por ele. Segundo os artistas, o acordo pode ser prejudicial ao recolhimento de direitos autorais dos compositores. 

Na live, que durou aproximadamente 50 minutos, a cantora e Carreras conversaram sobre a proposta calmamente, porém, a conversa acabou se tornando uma discussão ao vivo. 

+++ LEIA MAIS: Snoop Dogg posta vídeo ouvindo clássico de Alcione e até Anitta comenta: ‘Não acredito’

A Medida Provisória 948 proposta pelo deputado tem a finalidade de mudar a arrecadação dos direitos autorais dos artistas em eventos públicos e privados. Para o meio cultural, isso faz com que os compositores percam dinheiro. 

A lei atual notifica que os empresários dos eventos  arcam com o valor dos direitos autorais e  transferem um percentual, em média de 10% da bilheteria,  para o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A emenda de Carreras, no entanto, propõe a diminuição do repasse para 5% sobre o valor do cachê dos artistas. 

+++ LEIA MAIS: Com Anitta e Ludmilla, WC no Beat impulsiona o trapfunk para o mainstream

Durante a live, foi neste ponto em que Anitta se posicionou ser contra. "Eu não encaro como se você estivesse do nosso lado. Porque assim, como eu te falei, esse é um momento que não condiz, principalmente na MP 948, que é uma MP de urgência, que é sobre a toda a dificuldade que todas essas pessoas estão passando nesse momento de coronavírus... Usar essa MP de urgência para colocar essa questão de direito autoral, é uma coisa que não faz no momento", explicou a cantora ao deputado, segundo o UOL

Na sequência, ele voltou a defender a emenda e afirmou estar aberto ao diálogo. Neste momento, Anitta rebateu: "Para mim, só é diálogo quando a gente tem a opção antes de a coisa ser feita. Se a gente não estivesse sempre fiscalizando e vendo o que está rolando, a gente não ia ter a oportunidade de lutar para reivindicar isso". 

Para se defender, Carreras enfatizou estar "do lado dos artistas". "Eu quero ajudar vocês", afirmou. "Não acho. Não concordo", disse a cantora ao encerrar a transmissão ao vivo. 


+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL