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Antes da fama, David Bowie fundou associação para proteger homens de cabelos compridos

O ícone do pop defendia a moda dos jovens na década de 1960

Redação Publicado em 15/04/2019, às 12h20

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David Bowie (Foto: AP)
David Bowie (Foto: AP)

Era uma vez, um jovem britânico que decidiu não tolerar mais os olhares estranhos nas ruas de Londres, devido ao comprimento do seu cabelo. Por sorte, ele tinha um empresário que sabia como usar a mídia para se beneficiar das tendências, e então, aproveitou para afirmar a moda dos jovens da década de 1960. 

Levando a época em consideração, o jovem Jones - que em breve se tornaria David Bowie - tinha um cabelo muito grande. O comprimento chegava abaixo dos ombros, com uma franja pesada acima da linha da testa, e depois de tantas críticas em relação ao seu cabelo, ele decidiu que não aturaria isso mais.

Com isso, fundou uma sociedade chamada Sociedade de Prevenção a Crueldade Contra Homens de Cabelos Longos. O movimento foi o primeiro degrau da escada da fama e fortuna que ele alcançaria nos próximos cinco anos.

Naquela época, Jones/Bowie liderou uma banda chamada The Manish Boys, um nome que não está exatamente ponta da língua como The Beatles. Então, o seu empresário, Less Conn, teve que pensar em ações publicitárias, e a Sociedade de Jones foi perfeita. Afinal, na época, isso não só chamou a atenção da imprensa, como chamou a atenção de um entrevistador em específico da BBC.

Cliff Michelmore, da BBC, foi investigar a “Sociedade” de Jones, e conseguiu imagens dele e de seus companheiros de banda protestando na rua. O vídeo chamou a atenção do jornal britânico Evening News, que o entrevistou. Ele explicou que o cabelo comprido era uma moda para os músicos pop e se queixou por ser hostilizado na rua por causa disso. O objetivo da sociedade era prestar suporte e incentivar os homens a terem seus cabelos grandes.

Jones disse não cortaria o cabelo por ninguém, nem mesmo o primeiro-ministro ou a BBC. Mas David Bowie, como logo foi oficialmente conhecido, certamente entendia o valor de uma boa publicidade, ainda mais se isso envolvesse um corte de cabelo ousado. 

No início dos anos 70, Bowie era bem conhecido, mas ele estava lutando para criar outro sucesso depois de "Space Oddity" em 1969. Então, ele decidiu se reinventar - junto com um novo corte de cabelo - e desenvolveu uma persona conhecida como Ziggy Stardust com um cabelo curto da cor vermelho-rosada. 

O personagem foi um sucesso entre os fãs e os meios de comunicação, que o viram como invador e ousado. Com isso, foi creditado por ter desempenhado um papel fundamental no início da década do "glam rock" que dominou a cena da cultura pop dos anos 1970, e Ziggy Stardust foi uma das estrelas mais extravagantes e importantes do período.

Bowie teve várias décadas de sucesso, mas nada se comparou com o auge de sua fama nos anos 1970 e início dos anos 80. O artista se aposentou do palco no início dos anos 2000.

A música de Bowie e a ousadia de se reinventar ao longo de sua carreira ainda são apreciadas por fãs e críticos. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock & Roll em 1996.

Bowie aprendeu o valor da boa publicidade enquanto ainda era adolescente nas ruas de Londres e nunca falhou ao explorar oportunidades quando elas surgiam. E tudo começou com a defesa do cabelo comprido dele e de outros homens jovens.