Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Escritor Gore Vidal morre aos 86 anos

Autor de Lincoln e Myra Breckinridge sofreu complicações decorrentes de uma pneumonia

Redação Publicado em 01/08/2012, às 11h17 - Atualizado às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gore Vidal - AP
Gore Vidal - AP

O escritor e comentarista político Gore Vidal morreu nesta terça-feira, 31, aos 86 anos, informou o site da BBC. Ele já estava doente há algum tempo e sofreu complicações decorrentes de uma pneumonia em sua casa em Los Angeles, segundo informou Burr Steers, sobrinho dele.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Vidal começou na carreira literária aos 19 anos e continuou exercendo a escrita por mais de 60 anos, totalizando 25 livros, incluindo Lincoln e Myra Breckinridge. Considerado um dos principais – e mais egocêntricos – escritores do século passado, ele abordava temas como religião, política e sexualidade em sua obra. Em A Cidade e o Pilar (1946), causou polêmica ao retratar um protagonista gay.

O autor se opôs às guerras do Vietnã e do Iraque, e foi um crítico severo do governo George W. Bush. Nos anos 1960 e 1980, ele mesmo chegou a se candidatar pelos democratas ao congresso norte-americano.

Em 1950, conheceu Howard Austen, com quem viveu na Itália até a morte de Austen, em 2005. Depois disso, ele se mudou para Los Angeles.