A canção escrita por Paul McCartney liderou as ondas de rádio e ganhou mais de três mil versões por outros artistas, mas Lennon apontou várias vezes que a música é "fraca"
Durante a existência do quarteto mais icônico da história da música, podemos perceber uma série de sucessos imbatíveis. Basicamente, todo novo álbum pensado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr conquistava o topo das paradas e os singles tinham a mesma probabilidade.
Mas será que os Beatles já gravaram um sucesso maior do que "Yesterday"? Bom, se a análise for feita estritamente pelo desempenho do Hot 100 da Billboard, talvez seja possível arguementar a favor de "Hey Jude", que permanceu no topo da parada durante nove semanas, e "I Want to Hold Your Hand" que esteve por sete semanas.
Mas se você pensar em rádio, é difícil argumentar contra "Yesterday". Em 1999, a clássica canção escrita por Paul McCartney chegou a 7 milhões de plays nas rádios.
Sendo assim, "Yesterday" é um dos maiores sucessos da música contemporânea. E nenhuma música ganhou mais versões por outros artistas do que essa. A título de curiosidade, existem mais de três mil versões de "Yesterday". E é claro, toda vez que alguém ouve uma versão da música feita por outra pessoa, automaticamente a imagem de McCartney vem à mente.
Quando os Beatles chegaram ao fim, a música assombrou John Lennon como nenhuma outra, embora o músico tenha elogiado o grande sucesso do colega, ele tinha ressalvas à música e não tinha medo algum de compartilhar essas opiniões.
Para Lennon, a letra de "Yesterday" não chega em lugar algum. Enquanto poucas pessoas tiveram coragem de críticar o sucesso, Lennon apresentou nenhuma hesitação ao pontuar isso em boa parte das entrevistas, incluindo a da Playboy de 1980.
"Bem, todos nós sabemos sobre 'Yesterday'. Essa é a música de Paul e o bebê dele."
"Mas eu nunca desejei ter a escrito", disse ele.
As críticas de Lennon se resumiam ao conteúdo lírico da letra.
"Embora as letras não resolvam em nenhum sentido, elas são boas frases. Eles certamente funcionam. Mas se você ler a música inteira, ela não diz nada."
No final das contas, John gostaria de saber mais sobre a história do eu-lírico da música e o amor perdido.
"Você não sabe o que aconteceu", comenta na entrevista.
Lennon acredita que McCartney foi melhor em "Hey Jude".
+++ LEIA MAIS: Por que Paul McCartney escreveu "Hey Jude" para o filho de John Lennon?
"Hey Jude é um conjunto de letras muito bom. E eu não dei nenhuma contribuição para isso."
Lennon também apontava "Here, There and Everywhere", de Revolver, como uma das grandes canções de McCartney.