Manifestantes invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos EUA, para impedir confirmação da eleição de Joe Biden
Nesta quarta, 6 de janeiro, apoiadores de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, para impedir confirmação da eleição de Joe Biden. Segundo o G1, os manifestantes ocuparam o prédio durante contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral.
+++LEIA MAIS: Trump pode ser tirado à força da Casa Branca se recusar-se a sair?
A reunião realizada hoje no Congresso é apenas uma formalidade para a confirmação do vencedor das eleições, mas após barulhos de tiros no prédio, senadores e deputados precisaram ser retirados do local da sessão e levados a uma área segura. De acordo com a CNN, uma mulher foi baleada.
Mais cedo, nas redes sociais, Trump incentivou protestos "pacíficos" e que manifestantes confiassem nas forças de segurança americanas. Contudo, momentos antes, houve vandalismo e confrontos durante a tentativa de invasão.
Além disso, anteriormente, o presidente norte-americano chegou a discursar para uma multidão de apoiadores perto da Casa Branca: “Nós nunca vamos desistir, nunca vamos admitir. Nós vamos parar com o roubo [das eleições]”.
Com a invasão dos manifestantes ao Capitólio, cujo objetivo é impedir a posse de Joe Biden, perfis nas redes sociais estão tratando o ocorrido como uma tentativa de golpe de Estado - e o assunto é o mais comentado do Twitter.
+++ LEIA MAIS: Donald Trump está tentando iniciar uma guerra racial
A América Latina vendo o golpe de estado nos EUA pic.twitter.com/Qx8NPRnbyN
— aninha (@coisinhaney) January 6, 2021
é um golpe de estado e é um golpe de estado absolutamente cafona pic.twitter.com/Y53WHoJos4
— scary monsters (and super coronga) (@gabrielpontonet) January 6, 2021
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
+++ CYNTHIA LUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL