A decisão da National Music Publishers Association reflete os desejos expressados pelo falecido Beatle em 1980
Após 46 do lançamento de “Imagine”, de John Lennon, a esposa e colaboradora dele, Yoko Ono, foi oficialmente creditada como cocompositora da música.
Segundo a informação publicada pela Variety, a National Music Publishers Association fez um anúncio durante uma festa de gala em homenagem a Yoko em Nova York, Estados Unidos, na última quarta, 14. Além do crédito pela composição da música, Yoko recebeu o prêmio Centennial Song, oferecido pela organização.
LEIA TAMBÉM
Veja 10 momentos marcantes do casal John Lennon e Yoko Ono
Yoko Ono produz filme sobre o relacionamento dela com John Lennon
As grandes parcerias de John Lennon no “além-Beatles”
David Israelite, o CEO da NMPA, afirmou que a decisão da organização reflete os desejos que o próprio John Lennon tinha. Israelite mencionou uma entrevista de Lennon em 1980 em que ele creditava Yoko como influência e inspiração para canção.
A decisão da NMPA também representa grandes mudanças para os direitos em cima de “Imagine”. De acordo com a Variety, uma música se torna domínio público depois de 70 anos da morte do último criador dela. A adição de Yoko significa que a os direitos autorais foram estendidos por, no mínimo, 37 anos, considerando que Lennon morreu em 1980. Pode levar mais um século antes que “Imagine” seja domínio público.