Após discurso de Chappell Roan no Grammy, gravadora lança fundo de saúde mental
Após receber gramofone de Artista Revelação em 2025, cantora exigiu que empresas da indústria fonográfica ofereçam salário digno e assistência médica
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Publicado em 14/02/2025, às 11h03
"Eu disse a mim mesma que se eu ganhasse um Grammy e tivesse que me apresentar aqui diante das pessoas mais poderosas da música, eu exigiria que as gravadoras e a indústria, lucrando milhões de dólares com os artistas, oferecessem um salário digno e assistência médica, especialmente para os artistas em desenvolvimento," questionou Chappell Roan ao receber o Grammy 2025 de Artista Revelação no dia 2 de fevereiro.
"Porque eu fui contratada tão jovem — como menor de idade, e quando fui dispensada, eu não tinha nenhuma experiência de trabalho e, como a maioria das pessoas, tive dificuldade para encontrar um emprego na pandemia e não podia pagar um plano de saúde," relembrou na cerimônia do principal prêmio da música.
Foi tão devastador me sentir tão comprometidoa com minha arte e me sentir tão traída pelo sistema e tão desumanizada por não ter [assistência médica]. E se minha gravadora tivesse priorizado a saúde dos artistas, eu poderia ter recebido assistência de uma empresa para a qual eu estava dando tudo de mim. Então, as gravadoras precisam tratar seus artistas como funcionários valiosos com um salário digno e seguro saúde e proteção. Gravadoras, nós garantimos vocês, mas vocês garantimos a gente?
Então, cerca de duas semanas após a forte declaração de Roan, Universal Music Group (UMG) anunciou parceria com Music Health Alliance para lançar Music Industry Mental Health Fund, que fornecerá "recursos de saúde mental ambulatorial abrangentes e de alta qualidade para profissionais da indústria musical em todo o país," até para aqueles que deixaram a indústria.
Além de fornecer ajuda com recursos e recomendações, o projeto promete oferecer "subsídios para compensar custos," segundo comunicado à imprensa estrangeira (via Pitchfork). Antes, ao The Hollywood Reporter, o empreendedor musical Jeff Rabhan opinou como gravadoras não eram responsáveis ou competentes o suficiente para entregar as reformas sugeridas por Chappell Roan. O executivo sugeriu para a cantora "colocar [seu] dinheiro onde [sua] boca está."
+++LEIA MAIS: Grammy 2025: Confira a lista completa de vencedores da premiação
+++LEIA MAIS: Daniel Craig exalta 'coragem' de Chappell Roan em expor fãs tóxicos: 'Fama te mata'
+++LEIA MAIS: Chappell Roan reflete sobre criação religiosa: 'Me sentia um pecado'
+++LEIA MAIS: Os conselhos que Elton John deu a Chappell Roan sobre como lidar com a fama
+++LEIA MAIS: Discurso de Chappell Roan no Grammy levanta questões sobre planos de saúde na indústria musical