Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Após fala de Bolsonaro, OMS recomenda que vacinados usem máscara

Contradizendo o presidente Jair Bolsonaro, a OMS recomenda uso de máscara para todos, mesmo vacinados, como forma de barrar transmissão de Covid-19

Redação Publicado em 11/06/2021, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro olha para o lado com a mão para frente (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)
Jair Bolsonaro olha para o lado com a mão para frente (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou na quinta, 10, que pediu ‘parecer’ para Ministério da Saude com o objetivo de desobrigar uso de máscaras por vacinados e infectados anteriormente pela Covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS), contudo, insiste que a recomendação é o uso do item para todos, inclusive imunizados. 

Segundo informações do UOL, em uma coletiva de imprensa nesta sexta, 11, Margaret Harris falou sobre o assunto. A médica e a porta-voz da OMS afirmou que, apesar de a agência não poder determinar o uso de máscaras em um país, a recomendação continua a mesma: usar a máscara.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro divulga chá sem eficácia contra Covid-19 e afirma que doença ‘tem cura’

"Deixamos a cada país tomar sua decisão, mas essa é a nossa recomendação. Vacinas são muito boas para evitar doenças. Mas ela não é um tratamento e só agem se você já foi infectado," explicou.

Harris continuou, e falou sobre o papel da máscara em barrar a transmissão da Covid-19: “O que queremos é reduzir a transmissão da doença e não sabemos se as vacinas podem evitar transmissão. Usar a máscara, portanto, é para prevenir a transmissão.”

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a questionar vacinas contra Covid e diz que elas são ‘experimentais’

Nas redes sociais, o escritório da OMS na Europa também destacou que as vacinas não param a transmissão da doença: "Vacinas nos aproxima e aproxima do final da pandemia. Mesmo se você estiver vacinado, você ainda pode ser infectado e passar o vírus."

Assim, segundo o UOL, a agência pediu que nações “fação tudo” para tentar combater a transmissão da Covid-19, como "manter distância segura, use a máscara e limpe as mãos".

+++LEIA MAIS: Bolsonaro recusou vacina a 50% menos do valor pago por EUA e União Europeia


+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL