Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Após greve dos roteiristas, sindicato dos atores ameaça nova greve em Hollywood

O SAG, sindicato dos atores dos EUA, espera acordo até o dia 30 de junho antes de iniciar greve

Redação Publicado em 07/06/2023, às 09h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roteiristas de Hollywood em greve (Foto: Charley Gallay / Getty Images)
Roteiristas de Hollywood em greve (Foto: Charley Gallay / Getty Images)

O sindicato dos atores dos Estados Unidos (SAG) recebeu autorização de seus integrantes para a realização de uma greve. Caso a organização não chegue a um acordo trabalhista até o dia 30 de junho, haverá a possibilidade de paralisação. Atualmente, Hollywood já enfrenta a greve dos roteiristas, que teve início no início de maio.

Segundo o jornal O Globo, entre as principais reclamações dos trabalhadores estão a perda salarial por conta da pandemia e dos modelos de negócios do streaming, falta de benefícios e a responsabilidade dos próprios atores em realizarem os vídeos para testes de elenco - tarefa antes exercida pelos estúdios e por agências.

+++ LEIA MAIS: Imagine Dragons faz show em protesto dos roteiristas nos EUA

Há negociações com as principais empresas do meio. Netflix, Amazon, Apple, Disney, Warner, NBC, Universal, Paramount e Sony são representadas pela Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP).

A intenção da AMPTP é fechar acordos com diretores e atores para pressionar os roteiristas e encerrar a greve em Hollywood. O SAG, por outro lado, vê o momento de fragilidade dos estúdios como uma boa oportunidade para negociar os próprios direitos.

+++ LEIA MAIS: Snoop Dogg apoia greve dos roteiristas e critica pagamento 'f*dido' dos streamings