NOTÍCIAS

Após incêndio, Tomorrowland 2025 na Bélgica segue confirmado

Com estreia marcada para esta sexta (18), organização corre para encontrar solução após fogo atingir estrutura principal na Bélgica

Daniela Swidrak (@newtango)

Palco Orbyz, do festival Tomorrowland 2025 na Bélgica, após pegar fogo
Palco Orbyz, do festival Tomorrowland 2025 na Bélgica, após pegar fogo - Reprodução Twitter/X

A poucos dias do início do Tomorrowland 2025, um incêndio de grandes proporções destruiu completamente o palco principal do festival, batizado de Orbyz. A estrutura foi consumida pelas chamas no fim da tarde de quarta-feira (16), em Boom, na Bélgica, causando comoção entre fãs e trabalhadores do evento. Apesar do susto e da incerteza que pairou no ar, os organizadores confirmaram que o festival seguirá conforme o planejado, e já começaram a receber os primeiros milhares de campistas nesta quinta (17).

O fogo teve início por volta das 18h no horário local, com cerca de mil pessoas trabalhando na montagem do espaço. Felizmente, não houve feridos. Moradores da região chegaram a ser evacuados, enquanto bombeiros atuaram rapidamente para conter a propagação das chamas em áreas residenciais e florestas próximas.

Segundo relatos, havia fogos de artifício sendo testados no momento do incêndio, o que gerou especulações sobre uma possível falha técnica, embora a causa oficial ainda não tenha sido confirmada. “Estávamos finalizando os últimos detalhes. Mais um dia e estaria pronto. Quatro semanas de trabalho, perdidas em meia hora”, disse um funcionário ao jornal local Het Nieuwsblad, descrevendo a cena como “apocalíptica”.

Mesmo diante da tragédia, a organização do Tomorrowland garantiu que está empenhada em encontrar soluções. Em comunicado nas redes sociais, o festival destacou: “O palco Orbyz não era apenas um palco… era um mundo vivo”. O prefeito de Rumst, Jurgen Callaerts, também reafirmou que cancelar o festival está fora de cogitação. “É a última coisa que queremos”, declarou à BBC.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tomorrowland (@tomorrowland)

 

Com nomes como David Guetta, Swedish House Mafia, Lost Frequencies e Charlotte De Witte no lineup, o festival ainda conta com outras 14 pistas de dança espalhadas pelo gigantesco terreno, o que deve permitir readequações na programação.

Fãs nas redes sociais dividem-se entre o otimismo de ver o evento se reinventar e pedidos por reembolso diante da ausência do palco mais emblemático do festival.

Realizado desde 2005, o Tomorrowland é considerado um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo e costuma receber mais de 400 mil pessoas por edição, dividida em dois fins de semana. Em 2025, o evento está marcado para os dias 18 a 20 e 25 a 27 de julho, e a expectativa agora é ver como o festival vai “renascer das cinzas”, como muitos já apostam que acontecerá.

 

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: tomorrowland, Tomorrowland 2025