Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Após rejeitar propostas da Pfizer, Bolsonaro pede antecipação de vacinas contra Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com executivos da farmacêutica na segunda, 14

Redação Publicado em 15/06/2021, às 09h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

Desde o segundo semestre de 2020, Jair Bolsonaro (sem partido) recusou ofertas da Pfizer para a compra de vacinas contra Covid-19. Na segunda, 14, contudo, o presidente se reuniu com executivos da farmacêutica para pediu a antecipação das doses dos imunizantes.

Segundo o O Globo, a reunião aconteceu entre Bolsonaro, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, o presidente da Pfizer na América Latina Carlos Murillo e a presidente da farmacêutica no Brasil Marta Díez.

+++LEIA MAIS: Há 9 meses, Governo Federal ignorou proposta de 18 milhões de doses da vacina Pfizer

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid investiga justamente a demora do governo para responder às ofertas da Pfizer - e Murillo foi uma das testemunhas ouvidas pela investigação.

Atualmente, conforme noticiado pelo O Globo, o Brasil tem dois contratos com a Pfizer que preveem 200 milhões de doses entregues ao país. Porém, 216 dias foram necessários até que o governo comprasse as vacinas. Desde agosto de 2020, emails da Pfizer passaram meses sem resposta, ignorados pelo Ministério da Saúde.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a questionar vacinas contra Covid e diz que elas são ‘experimentais’

Apenas em fevereiro de 2021, devido à pressão pela compra de vacinas, o impasse relacionado a cláusulas do contrato das vacinas foi resolvido. Contudo, se não fosse pela demora do governo federal, o Brasil poderia ter recebido doses da vacina ainda em 2020.


+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL