Em busca de respostas

Artistas sul-coreanos pedem investigação sobre suicídio de Lee Sun-Kyun

A Associação de Solidariedade entre Artistas Culturais “pede uma investigação dos para descobrir a verdade” sobre o que levou ao ocorrido

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)

Publicado em 11/01/2024, às 13h55
Lee Sun-Kyun (Foto: Dia Dipasupil/Getty Images)
Lee Sun-Kyun (Foto: Dia Dipasupil/Getty Images)

A morte do ator Lee Sun-Kyun na última semana de 2023  chocou muita gente, especialmente a classe artística da Coreia do Sul, seu país de origem. Agora, o grupo pede, através da recém-formada Associação de Solidariedade entre Artistas Culturais, que as autoridades investiguem o que levou ao suicídio do ator de Parasita (2019).

“Diante da trágica morte do ator Lee Sun-kyun, compartilhamos o mesmo sentimento de que isso nunca deveria acontecer novamente”, disse o grupo (via The Korea Herald). “Apelaremos à investigação para descobrir a verdade, solicitaremos aos meios de comunicação que excluam artigos que não se enquadrem na sua função como meios de comunicação, bem como pediremos as autoridades a rever a lei para proteger os direitos humanos dos artistas”.

+++LEIA MAIS: Os 72 filmes mais populares no Letterboxd, de Barbie a Parasita [LISTA]

Antes de sua morte, em 27 de dezembro, Lee estava sendo investigado por uso de drogas ilegais; A Coreia do Sul, em meio a uma “guerra às drogas”, tem leis muito rigorosas sobre drogas, onde os cidadãos podem ser acusados ​​pelo uso, tanto no país como no exterior, e as penas podem variar entre seis meses e 14 anos de prisão.

Desde outubro, o ator vinha sendo interrogado por diversas vezes. Ele nagou as acusações em todas as ocasiões em que foi questionado, tanto em interrogatórios privados como em declarações públicas. Lee ainda alegou que estava sendo chantageado por alguém envolvido na investigação.

+++LEIA MAIS: Atriz de Parasita relembra luta contra câncer: 'Fisicamente difícil'

Na semana de sua morte, Lee foi submetido a um interrogatório de 19 horas e declarou a jornalistas: “Peço que a polícia faça um bom julgamento sobre de que lado as declarações são credíveis entre mim e os chantagistas”. O corpo do ator foi encontrado em um carro estacionado após seu empresário relatar seu desaparecimento. Uma nota de suicídio também foi encontrada.

Centro de Valorização da Vida (CVV)

Está lidando ou conhece alguém que esteja lidando com tentativas de suicídio? O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua na prevenção do suicídio e no apoio emocional, voluntário e gratuito a todas as pessoas que queiram ou precisem conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail, chat e Skype, 24 horas, todos os dias.

+++LEIA MAIS: Morre Byun hee-bong, ator de Okja e Parasita aos 81 anos