Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Assista a Alfred Hitchcock dar 'aulão' de edição de filme em entrevista

Em 1964, o cineasta detalhou o processo de montagem das produções dele

Redação Publicado em 01/05/2020, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alfred Hitchcock (Foto: Reprodução/Youtube)
Alfred Hitchcock (Foto: Reprodução/Youtube)

Alfred Hitchcock é um grandioso diretor, considerado um dos cineastas mais influentes da história do cinema. Tendo dirigido mais de 50 longas-metragens, conseguiu cunhar o apelido de "Mestre do Suspense" em uma carreira que durou seis décadas e resultou em um total de 46 indicações ao Oscar e seis vitórias, como relembra a Far Out Magazine.

+++LEIA MAIS: 40 anos sem Alfred Hitchcock, o homem que marcou a ascensão e queda da Era de Ouro do cinema

O trabalho do cineasta com filmes icônicos como Janela Indiscreta (1954), Psicose(1960), Um Corpo que Cai (1958) é absolutamente incrível - e, na verdade, são apenas três números para não citar toda a extensa filmografia. Inclusive, o termo cinematográfico 'Hitchcockian' foi criado para descrever cineastas que seguiram a abordagem apresentada pelo diretor.

Em 1964, Hitchcock sentou-se com Fletcher Markle após a conclusão das filmagens de seu último filme, Marnie, Confissões de uma Ladra(1964). A entrevista, que foi abrangente, também incluiu contribuições de pessoas como Norman Lloyd, Joan Harrison e Bernard Herrmann

+++ LEIA MAIS: 7 longas que deveriam ter ganhado o Oscar de Melhor Filme - e perderam

Ao abordar o tema da edição, Hitchcock define o estilo dele, no que descreve e detalha como os "três tipos de montagem", além de pontuar a importância da "Montagem impressionista", "Orquestração" e "Cinemática pura" - a explicação soa como uma aula de cinema durante a entrevista.

Além disso, exemplificou o processo de criação da famosa cena do chuveiro de Psicose. "Foi feito com pequenos pedaços do filme: a cabeça, a mão, partes do tronco, uma sombra na cortina, o próprio chuveiro. Naquela cena, havia 78 peças de filme em cerca de 45 segundos", contou.

Assista à entrevista:


+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL