Ex-White Stripes também conta a história da canção em colaboração com Danger Mouse, em vídeo registrado na turnê acústica de 2015 dele
Jack White divulgou uma singela e inspiradora performance de “The Rose With the Broken Neck”. O vídeo foi gravado durante um show no Pink Garter Theatre de Jackson, Wyoming (nos Estados Unidos), durante a turnê acústica que o ex-White Stripes fez em 2015.
White explica que o produtor Danger Mouse e compositor Daniele Luppi o abordaram para ele escrever a letra de “The Rose With the Broken Neck” (junto a outras duas músicas) para o disso Rome, lançado por eles em 2011. O projeto apresentou um novo desafio para White, que nunca havia feito letra e vozes para outro artista, segundo ele.
LEIA TAMBÉM
[Lista] Dez grandes influências de Jack White
[Arquivo] Jack White tocou no Lollapalooza 2015
[Resenha] Jack White – Lazaretto (2014)
Então ele fez isso de maneira nada ortodoxa, dirigindo por Nashville, ouvindo a gravações instrumentais e cantando em um gravador de mão. White e a banda dele então fizeram a versão “despida” de “The Rose With the Broken Neck”, adaptando tranquilamente a música original para um arranjo folk.
Este ano, White lançou uma coletânea com material da carreira inteira, chamada Jack White Acoustic Recordings: 1998 – 2016. A tracklist, com 26 faixas, incluiu uma música inédita do White Stripes, “City Lights”, que recebeu uma indicação ao Grammy na categoria Melhor Música de Raízes Norte-Americanas (White também tem atrelado ao seu nome uma indicação para Álbum do Ano pelo trabalho em Lemonade, de Beyoncé).
Assista à performance de “The Rose With the Broken Neck” abaixo.